Obra de Luiz Gonzaga, Asa Branca ganha primeiro videoclipe

Por Júlia Molinari

Há 70 anos, a composição Asa Branca, de Luiz Gonzada e Humberto Teixeira, começou a conquistar o Brasil e o mundo, ecoando a voz do povo nordestino e sua luta contra a seca. A marca de cerveja Schin decidiu produzir o primeiro videoclipe de Luiz Gonzaga, que foi lançado no dia 22 de junho. Mais de 12 horas foram necessárias para a produção do videoclipe, que traz cenas de lugares por onde ele viveu. As imagens do artista pernambucano são do acervo da TV Cultura.

Luiz Gonzaga - Crédito: Divulgação

Luiz Gonzaga – Crédito: Divulgação

“Esta é uma iniciativa arrojada e inédita. Quando nos debruçamos sobre a obra do grande artista Gonzagão e nos deparamos com as mais de 600 músicas e 200 discos gravados, sentimos falta de um projeto audiovisual que evidenciasse toda a beleza do sertão nordestino e sua riqueza musical. Com os novos recursos tecnológicos, pudemos resgatar e ampliar a força do vinil e a voz deste pernambucano que tantas emoções nos traz com esta grande composição, considerada o Hino do Nordeste”, afirma o gerente de Marketing da cervejaria, Bruno Piccirello.

Em tempo, a gravação ainda reuniu cerca de 70 músicos, tocadores de sanfona, triângulo e zabumba, entre eles Oswaldinho do Acordeon, grande parceiro de Gonzagão, e outros sanfoneiros renomados de todo o Brasil: Clayton Sobrinho Gama, Ana Caroline Lourenço da Silva, Sarah Assis, João Roberto de Santana Alves, Terezinha Bezerra Chaves, Lulinha Alencar, Enok Virgolino Dantas, José Marcelino da Silva; o zabumbeiro José Ferreira de Souza, os trianguleiros José Aluizio Cruz e Estevão Ferreira Júnior, que, além da sanfona, também participa como vocal na gravação. A concepção e produção do filme é da agência New Style.

“Resgatar a tradição é a maior inovação que poderíamos trazer para o São João de Schin. Trazer o Gonzagão de volta em uma grande homenagem, dando a oportunidade aos fãs de assistir ao seu primeiro videoclipe, permite às pessoas se reconectarem aos valores do São João, do Nordeste, da música e cultura brasileira. Isso tem tudo a ver com a Schin, uma marca democrática, brasileira e que conversa com todos”, explana o CCO da NewStyle, Thomas Tagliaferro.

Assista ao videoclipe:

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post