Saiba como participar de ações do bem lideradas por nomes conhecidos da cidade

Saiba como participar de ações do bem lideradas por nomes conhecidos da cidade

Crédito: FreePick

Crédito: FreePick

Animais abandonados, idosos desamparados pelas próprias famílias, crianças e adultos em situações de risco nas ruas e pessoas que precisam de tratamento médico mas não têm condições de bancar. Tudo isso,  infelizmente, faz parte da realidade em que vivemos. Claro que sempre tem alguém pronto para ajudar, lutar contra a injustiça e estender uma mão aos necessitados. Em contrapartida, várias pessoas querem ser voluntárias ou fazer doações e não sabem qual a primeira atitude tomar. Vale ressaltar: o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. Pensando nisso, listamos alguns nomes conhecidos da sociedade pernambucana que lideram ou participam de projetos sociais, como João Marinho, Maria Eduarda Pinteiro, Romero Duarte, Daniel Rolim, Cecília Brennand e Beth Curra. Confira:

João Marinho - Crédito: Divulgação

João Marinho – Crédito: Divulgação

João Marinho – Espaço Maria Helena Marinho

Em homenagem à sua mãe, o empresário João Marinho fundou o Espaço Maria Helena Marinho. A instituição é um dos três pontos da iniciativa do Movimento Pró Criança, que possui sede nos Coelhos, em Piedade e no Recife Antigo (Maria Helena). O Espaço Maria Helena Marinho é o menor deles, reunindo cerca de 300 crianças.

O Espaço Maria Helena Marinho, sem fins lucrativos, desenvolve atividades de arte-educação com crianças, adolescentes e jovens. Também são realizados trabalhos com as mães (todas cadastradas) com cursos e palestras. Hoje, o espaço conta com grupo de professores, alguns voluntários e assistente social. Há atividades de esportes, música, instrumentos, coral e dança. Atualmente, o Movimento Pró Criança é uma das principais instituições do país, com reconhecimento do MEC, no que concerne ao trabalho voltado para o desenvolvimento de atividades socioeducativas,inovadoras e criativas, pautadas no desenvolvimento integral do ser humano. O espaço aceita doações, basta acessar o site ou fazer uma visita ao local. 

Serviço

Endereço:  Rua Vigário Tenório, 135/143 Z, Recife Antigo – Recife, PE

Telefone: (81) 3425-4450

Maria Eduarda Pinteiro - Crédito: Divulgação

Maria Eduarda Pinteiro – Crédito: Divulgação

Maria Eduarda Pinteiro – Efeito Animal

A realidade dos animais abandonados na rua é triste, principalmente nesta temporada de baixas temperaturas, quando passam frio. Felizmente, tem muita gente na cidade que faz de sua própria casa, abrigo para cães e gatos, cuidam deles e os põe para adoção. Porém, muitas dessas pessoas precisam de auxílio material e financeiro para esse processo. Foi pensando nisso que Maria Eduarda Pinteiro fundou o Efeito Animal. Hoje, seis voluntários trabalham com a arrecadação de ajuda para os abrigos e protetores independentes de animais. O Efeito Animal trabalha assiduamente com cerca de 10 abrigos. Qualquer pessoa pode ajudar na causa, doando rações ou financeiramente, através de transferência bancária, basta acessar o site ou enviar e-mail.  

Serviço

Site: www.efeitoanimal.com.br

E-mail: contato@efeitoanimal.com.br

Mauri Cortez - Crédito: Divulgação

Mauri Cortez lidera o Instituto SOS Mão Criança com Rui Ferreira – Crédito: Divulgação

Dr. Mauri Cortez – Instituto SOS Mão Criança

O Instituto SOS Mão Criança foi fundado por Mauri Cortez e Rui Ferreira em 2005, ambos médicos ortopedistas com mais de 20 anos de experiência, com a finalidade de operar crianças carentes com deformidade nos membros superiores. Nessa ocasião foi realizada a primeira missão humanitária, com o patrocínio da ONG Francesa “La Chaine de L’Espoir” ( A Cadeia da Esperança), contando com a participação do Prof. Alain Gilbert. No ano passado, um mutirão de cirurgias do Instituto SOS Mão Criança beneficiou 22 pacientes com cirurgias gratuitas. A 34ª Missão Humanitária aconteceu de 15 a 17 de dezembro de 2016, no Hospital do IMIP localizado na Rua dos Coelhos.  A próxima está marcada para dezembro deste ano, com médicos de fora, em data a ser anunciada em breve. 

O atendimento vai desde a primeira avaliação ao pós-operatório, quando os pacientes são acolhidos e acompanhados por equipes multiespecializadas do Hospital SOS Mão Recife, com o apoio de laboratórios de análise clínica e empresas parceiras. Os medicamentos também são disponibilizados gratuitamente. Qualquer pessoa pode contribuir com o Instituto SOS Mão Criança financeiramente. A doação auxilia no tratamento de crianças de baixa renda que sofrem com malformações congênitas nos membros superiores e inferiores e pode ser realizada através de cartões de crédito, débito em conta, débito automático, depósito, transferência bancária ou a coleta do recurso em espécie no endereço do contribuinte pelos mensageiros do instituto. 

Serviço

Endereço: Rua Minas Gerais, 147, Ilha do Leite – Recife, PE

Telefone: (81) 3087-9595

Romero Duarte - Crédito: Divulgação

Romero Duarte – Crédito: Divulgação

Romero Duarte – ONG Novo Jeito

Romero Duarte é conselheiro da ONG Novo Jeito, localizada na Ilha do Leite. “Essa ONG tem como objetivo fazer o bem, em diversas áreas de atuação”, conta Romero. Com seu trabalho estritamente em mão de obra, a iniciativa se ocupa com programas de entrega de cadeiras de roda, reformas em instituições, cestas básicas, distribuição de flores e carinho, além de uma ação mais intensa quando se trata de projetos emergenciais como enchentes e incêndios. Este ano, Romero está liderando uma equipe de arquitetos voluntários para uma série de reformas no Abrigo Cristo Redentor, que acolhe idosos. A ONG ainda conta com duas mil pessoas cadastradas.

Para realizar uma doação, é necessário entrar no site do instituto. Caso não possa contribuir financeiramente, há a possibilidade de se inscrever, também através do site, nas ações sociais.

Serviço

Endereço: Rua do Bom Jesus, 180, Recife Antigo – Recife, PE

Telefone: (81) 3333-3333

Daniel Rolim - Crédito: Divulgação

Daniel Rolim – Crédito: Divulgação

Daniel Rolim – Associação Casa do Amor

Sob a batuta do ex-BBB recifense Daniel Rolim, a Casa do Amor é uma instituição sem fins lucrativos que cuida e abriga mulheres acima dos 60 anos de idade, que perderam o vínculo familiar ou que vivem à margem da sociedade, sofrendo algum tipo de ameaça ou risco à sua integridade física ou intelectual.

Moradia, alimentação, assistência à saúde, atividades de fisioterapia, ocupacionais e de lazer, entre outros eventos, são os serviços oferecidos pela casa. Além de prestar serviço integral às residentes, a Casa do Amor oferece oportunidade aos jovens de comunidades próximas ao abrigo com aulas de música e capoeira há mais de dez anos de forma gratuita.

O trabalho é realizado há 22 anos, mas vem passando por dificuldades financeiras desde 2014, se agravando neste ano, com risco de fechar as portas da casa do bairro do Arruda. Atualmente, 16 mulheres estão no abrigo, que já chegou a receber cerca de 200 durante sua trajetória.  Para contribuir com a casa, é possível realizar transferência bancária.

Serviço

Endereço: Rua Ramiz Galvão, 218, Arruda – Recife, PE

Telefone: (81) 3444-5235

Cecília Brennand - Crédito: Divulgação

Cecília Brennand – Crédito: Divulgação

Cecília Brennand – Aria Social

Por iniciativa da bailarina Cecília Brennand, crianças e jovens de baixa renda e risco social podem acreditar ainda mais na arte, através de ações do projeto Aria Social. Fundada em 2014, o Aria é uma associação sem fins lucrativos com missão de buscar a democratização artística, cultural e o desenvolvimento humano.

O instituto investe em formação continuada e em profissionalização nas áreas de música, dança, percussão e capoeira. São oferecidos atendimento psicossocial, apoio pedagógico e oficinas de atividades complementares, como língua portuguesa e raciocínio lógico, além da formação artística. O Aria Social conta com ajuda de parceiros e patrocinadores, e fica no bairro de Piedade. Em sua estrutura, há salas de dança, música, espaços para reforço escolar, informática, contação de histórias, biblioteca, refeitório e um teatro. Para contribuir de alguma maneira, basta acessar o site ou entrar em contato com a instituição por e-mail ou telefone.

Serviço

Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 748, Piedade – Jaboatão dos Guararapes, PE

Telefone: (81) 3341-1014

Beth Curra - Crédito: Divulgação

Beth Curra – Crédito: Divulgação

Beth Curra – ONG Novo Jeito, Aria Social, bazares solidários

A empresária Beth Curra, sempre em nome de sua empresa e acompanhada de familiares, participa de ações sociais. No último mês, um bazar solidário com o acervo da loja Florense foi promovido, tendo a sua renda revertida para a ONG Novo Jeito. O estabelecimento é ponto de arrecadação de donativos e oferece mão de obra para trabalhos voluntários.

Em tempo, Beth também participa de ações dedicadas à instituição Aria, de Cecília Brennand, localizada em Piedade. Anualmente, é organizado um mutirão para auxiliar um abrigo, asilo ou instituição, oferecendo atividades de moda, como salão de beleza, até mão-de-obra para trabalhos como pintura de paredes e reformas.

Serviço:

Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4180, Boa Viagem – Recife, PE

Telefone: (81) 3302-3800

 

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post