O marido da mulher mais poderosa do mundo

marido2

Frequentemente ela aparece rodeada pelos homens mais poderosos do mundo, mas poucas vezes ele a acompanha.Em muitas ocasiões, a ausência de Joachim Sauer, marido da chanceler alemã, Angela Merkel, chama atenção.

Na cúpula do G20, em Hamburgo, na Alemanha, Merkel tomou café da manhã com o presidente americano Donald Trump e almoçou com o russo Vladimir Putin para discutir temas estratégicos. Seu marido, no entanto, fez raras aparições no evento.

Afinal, quem é o homem ao lado de Merkel? Sabe-se que Sauer (seu nome significa “amargo” ou “mal-humorado” em alemão) detesta os holofotes e fica claramente tímido frente às câmeras.

Em 2005, quando sua esposa assumiu o posto de primeira chanceler da Alemanha, o professor de química quântica da universidade Humbolt, em Berlim, teria ficado em casa, vendo a cerimônia pela televisão.

Dois anos depois, quando Merkel foi anfitriã da cúpula do G8 na Alemanha, o correspondente do jornal Washington Post Craig Whitlock escreveu: “a grande conquista da chanceler Angela Merkel … não tem nada a ver com o aquecimento global ou reduzir as tensões com a Rússia”.

“Pelo contrário, tem sido convencer seu marido recluso a aparecer (na cúpula).”

Ele também não costuma acompanhar sua esposa em viagens oficiais ao exterior. Em maio passado, quando Sauer foi com Merkel à cúpula do G7 em Taormina, na Itália, ele apareceu ao lado das primeiras-damas e foi manchete das publicações alemãs.

Nos dez anos em que sua esposa está no poder, Sauer raramente deu entrevistas. E na maioria das vezes em que falou à imprensa se limitou a discorrer sobre química, sua profissão.  Em 2013, ele concordou em conceder uma entrevista à agência de notícia Reuters, mas apenas para falar sobre música, e, especificamente, sobre seu compositor preferido: o alemão Richard Wagner, que viveu do século 19. Como todos os anos participa do Festival de Música de Bayreuth, dedicado à apresentação das óperas de Wagner, os meios de comunicação alemães o apelidaram de “Fantasma da Ópera”.

Sauer tem 68anos e é professor na Universidade Humboldt, em Berlim. É a mesma universidade onde ele estudou química entre 1967 e 1972 e onde fez seu doutorado, em 1974. Foi pesquisador em Humboldt até 1977, quando entrou para o Instituto Central de Físico-Química, em Berlim, um das principais instituições científicas da antiga Alemanha Oriental.

Antes de Merkel, Sauer foi casado com uma química cujo nome nunca foi revelado publicamente. Ele tem dois filhos frutos desse casamento, Daniel e Adrian. Ao contrário do que acontece em outros países, na Alemanha, a vida privada dos políticos é realmente privada e pouco se sabe de seus relacionamentos.

marido

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post