História e legado de Santos Dumont em exposição no Shopping RioMar

História e legado de Santos Dumont em exposição no Shopping RioMar

A história e o legado de Santos Dumont estão representados na nova exposição Santos Dumont- Herói brasileiro que inaugura neste sábado, no Shopping RioMar. A mostra reúne cerca de 60 peças, entre originais, réplicas e documentos, todas pertencentes ao Museu Casa de Cabangu – onde ele nasceu – em Minas Gerais. Esta é a estreia mundial da exposição, já que os objetos nunca haviam saído do museu.

Fazenda onde Santos Dumont nasceu - Crédito: Marília Gouveia/DP

Fazenda onde Santos Dumont nasceu – Crédito: Marília Gouveia/DP

Ao entrar no espaço, o público será convidado a uma imersão no universo de Dumont, desde seu nascimento, em 1873, até a morte, em 1932. São oito fases: Nascimento, sonhos, balões, aviões, acidentes, curiosidades, amor pelo Brasil e decepções. Uma das primeiras peças mostradas no local é o berço usado por Santos Dumont quando era bebê.

O primeiro balão - Crédito: Marília Gouveia/DP

O primeiro balão – Crédito: Marília Gouveia/DP

A exposição está cheia de “jóias”. O motor original criado por ele para seus dois primeiros balões, uma réplica em tamanho original do seu último avião, o Demoiselle, o chapéu e o colarinho originais e uma réplica cedida pela família do escrínio onde foi colocado o coração do inventor. Para Érico de Angelis, diretor da Exhibition Club, responsável pela exposição, as peças são de um “valor incalculável”.

O dirigível que sobrevoou Paris - Crédito: Marília Gouveia/DP

O dirigível que sobrevoou Paris – Crédito: Marília Gouveia/DP

Segundo Érico, o grande objetivo da exposição é ressaltar a importância de “um brasileiro que mudou a história da humanidade” e mostrar os inventos de Santos Dumont para o mundo, inspirando e empoderando o público. “Essa experiência nunca vai passar batido” garantiu ele. Além disso, mostra que a educação e a cultura são os impulsos para a transformação da sociedade – como está escrito em um dos painéis no início da exposição.

Uma réplica em tamanho real do último avião criado por Santos Dumont, a Demoiselle - Crédito: Marília Gouveia/DP

Uma réplica em tamanho real do último avião criado por Santos Dumont, a Demoiselle – Crédito: Marília Gouveia/DP

Por ser a estreia mundial da exposição, ainda não se sabe até quando ela ficará em cartaz. A partir desta experiência, a mostra irá viajar pelo país. Érico, no entanto, adiantou que já recebeu convites para levar as peças até a França, onde Dumont viveu e colocou em prática muitos de seus inventos.

O motor original que foi utilizado nos primeiros balões - Crédito: Marília Gouveia/DP

O motor original que foi utilizado nos primeiros balões – Crédito: Marília Gouveia/DP

Danielly Hallinsky, gerente de marketing do RioMar, ressaltou o interesse do centro de compras na cultura: “Nós queremos democratizar o acesso para todo o público. Queremos também trazer uma experiência diferenciada, fazer com que as pessoas se sintam em um museu de verdade. Essa exposição é interativa, deve agradar todos os públicos”. Outras exposições que já passaram pelo shopping tiveram uma média de 80 mil visitantes.

Réplica do 14 Bis - Crédito: Marília Gouveia/DP

Réplica do 14 Bis – Crédito: Marília Gouveia/DP

Escolas e grupos com mais de 15 pessoas poderão aproveitar a visita guiada pelos monitores, chamados aqui de “contadores de histórias”. O público geral também terá acesso aos guias, que estarão espalhados pelo local para responder as dúvidas.

O colarinho e chapéu do inventor - Crédito: Marília Gouveia/DP

O colarinho e chapéu do inventor – Crédito: Marília Gouveia/DP

A exposição Santos Dumont – Herói brasileiro está localizada no piso L3 do RioMar e irá funcionar de segunda a sexta, das 14h às 22h, aos sábados, das 9h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 21h. O horário da manhã será reservado para estudantes. As entradas custam R$ 30 e R$ 15, à venda no local.

Compartilhe este post