Claudemir Barros acredita que os filhos herdaram seus dotes culinários

Claudemir Barros acredita que os filhos herdaram seus dotes culinários

selo dia dos pais

Uma pitada de amor, uma fatia de aprendizado, uma xícara de rigidez, uma colher de união, e voilá: a receita para muitas histórias na cozinha com um pai cozinheiro está aí. Claudemir Barros, de 43 anos, é chef de cozinha e pai de Asafe, de 20 anos, Asley, de 19 anos, e de Letícia, que ainda está na barriga de Sofia, de 31 anos, com quem mantém um relacionamento há 12 anos e também é chef de cozinha.

 Credito: Ricardo Fernandes/DP

Credito: Ricardo Fernandes/DP

Apesar de ter vivenciado um relacionamento conturbado com seu pai, Claudemir nunca deixou de querer viver a paternidade em todos os sentidos. “Queria ser o que me faltou”, conta. Em particular, o pernambucano sempre teve o sonho de ter uma menina, mas não foi bem assim que aconteceu. Asafe e Asley vieram, um logo após o outro. Ele ainda brinca sobre a escolha exótica dos nomes dos seus filhos: “Queria que fossem nomes incomuns que, ao serem chamados, causasse impacto”.

Claudemir relata que se considera um pai excessivo e que a inexperiência assustou no começo. “Amei demais, cobrei e castiguei demais. Não sei se eduquei demais ou de menos. Mas o maior desafio, com certeza, era o medo do novo”, afirmou o chef, que foi pai aos 23 anos, em seu primeiro casamento.

 Credito: Ricardo Fernandes/DP

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Duas décadas depois do primeiro filho, agora é a vez da tão esperada Letícia – a menina – chegar. Sofia tinha dificuldades para engravidar, por questões de saúde, e isso a levou para um tratamento de cinco anos, até conseguir realizar o desejo de ser mãe. “A grande diferença é a experiência. Hoje, sou um pai pronto. Sei por onde vou passar, como pegar, como educar. Tudo isso foi resultado de erros que se tornaram aprendizado. Mas sei também que agora é um outro ser, são outros métodos e uma outra época”, admite o chef.

 Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

A paixão pela comida na família começou cedo.  Asafe e Asley tiveram seus primeiros contatos culinários com a avó. “Eles têm lembranças da avó cozinhando e gostavam de cozinhar com ela. Depois disso, faziam café da manhã para mim quando eu estava de folga, aos domingos. Com 7 e 8 anos, respectivamente, já faziam risoto e petit gateau. A cada visita no restaurante, eles entravam na cozinha e brincavam de ajudar”, brinca. Asafe e Asley consideram Sofia como uma mãe e também a auxiliam na cozinha.

 Credito: Ricardo Fernandes/DP

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Claudemir acredita que seus filhos herdaram a sua persistência – além dos dotes culinários -, e ainda fala o que mudou na sua vida com a paternidade: “Razão, motivo, força e ideal. Suportar dificuldades. Eles me fizeram ser responsável. Uma outra pessoa”, se emociona. “Ser reconhecido como tal, ver a expressão de orgulho no pronunciar e no olhar deles, saber que é importante. Sem eles eu não seria e nem sentiria isso”, completa.

 Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Ter um histórico com a comida deixa tudo mais especial: cada refeição é um sabor bom, saudade e reflexo da união familiar. “A comida nos marca, nos eterniza e nos une. As comidas e a memória da velha cozinheira e seus quitutes estão vivos arraigados em nós. Não esquecemos”, conclui. Definitivamente, Letícia vai chegar ao mundo com a garantia de experiências deliciosas – na mesa e na vida.

ESPECIAL DIA DOS PAIS
“Ela sabe que tem dois pais”, diz Eliel Alves, casado com Berg Goodman, sobre a filha Marjory Luisa
Hayrton Almeida, uma vida de aventura com os filhos: “Eu tento passar um pouco do que eu sei que a natureza pode ensinar”

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post