Adilson Torreão Filho fala sobre novos procedimentos odontológicos

Adilson Torreão Filho fala sobre novos procedimentos odontológicos

Por João Alberto

Adilson Torreão Filho – Crédito: Arquivo Pessoal

Adilson Torreão Filho é um dos mestres da odontologia no Recife, especialista em estética, periodontia e implantodontia. Também atua em sua clínica, a Torreão Centro Odontológico, que dispõe de estrutura que atrai profissionais internacionais. Adilson é ainda professor da Associação Brasileira de Odontologia e diretor do Global Institute for Dental Education.

Em entrevista ao Blog João Alberto, Adilson Torreão falou sobre novos procedimentos na área, como bichectomia e lente de contato dental, sua experiência internacional e dicas sobre saúde bucal. Confira:

Qual o tipo de escova dente ideal, dura, média ou macia?
Indico quase sempre a macia, que consegue remover a placa bacteriana, responsável pela formação da cárie e das doenças gengivais, sem agredir os dentes e as gengivas. As duras e médias têm um potencial maior de desgastar os dentes e agredir as gengivas, mas em alguns casos elas podem ser indicadas, como em pacientes portadores de certos tipos de próteses.

Para que casos serve a lente de contato dental?
A principal indicação da lente de contato dental é a modificação da forma do dente, fazendo que tenha uma aparência mais jovem e bonita. Podemos utilizá-la em dentes que estejam desgastados pelo tempo, “rejuvenescendo” sua aparência. E também corrigir pequenas imperfeições de forma e de posição. É uma técnica que está sendo bastante utilizada na odontologia estética, mas a sua indicação deve ser correta para que não se torne um problema para o paciente, pois se mal indicada, poderá causar sérios problemas ao dente e a gengiva.

Crédito: Arquivo Pessoal

Qual a importância de integrar a Academia Brasileira de Odontologia?
A Academia é uma entidade que reúne professores e dentistas de todo o pais para aprimorar o ensino odontológico. É filiada à Federação Dentária Internacional, a mais importante federação de odontologia do mundo. Ser membro da Academia é uma honra, pois a escolha dos seus membros leva em consideração o currículo profissional e a atuação em pesquisas e ensino. Participar das reuniões e discutir os caminhos da odontologia com grandes profissionais do pais é sem dúvida um privilegio.

A bichectomia é um procedimento eficiente?
Técnica que vem sendo muito utilizada, a bichectomia, que reduz o tamanho das bochechas, tem bom resultado quando bem indicada. Realizada indiscriminadamente pode deixar o paciente com um rosto mais fino a principio, mas com tempo as bochechas podem arriar, deixando uma aparência envelhecida.

Qual a melhor técnica de clareamento?
Existem várias e funcionam muito bem. Cabe ao dentista avaliar qual é a melhor para o paciente. É bom destacar o perigo de usar clareamentos vendidos sem prescrição, que podem ser um perigo. Já recebi no consultório pacientes que fizeram clareamento em casa e que apresentavam reabsorções dentárias que inviabilizaram a permanecia do dente, ou seja, o paciente perdeu dente por cousa do uso indevido de clareamento.

Como é sua atuação como professor?
Faço parte da Associação Brasileira de Odontologia, onde sou professor da pós-graduação. Também sou diretor do Global Institute for Dental Education, desenvolvido para educação em odontologia com sede em Los Angeles. No Brasil existem quatro diretores em São Paulo, Rio, Brasília e Recife. Aqui no Recife fazemos três encontros anuais para discutirmos a evolução da odontologia com as técnicas mais atuais no mundo. Também sou convidado para ministrar aulas e palestras em vários congressos, no país e exterior.

Qual o segredo para trabalhar tantas horas em pé?
Hoje, com a evolução da odontologia, foram feitas muitas pesquisas buscando uma forma de trabalho mais ergonômica e com isso surgiram vários designs de mochos (cadeira que o dentista senta) para que não precise mais trabalhar em pé e sim sentado. Com isso podemos ficar mais horas trabalhando sem se cansar. Praticamente não encontramos mais dentistas trabalhando em pé o tempo todo.

Quantos profissionais atuam na sua clínica?
É uma equipe multidisciplinar, com 12 profissionais altamente qualificados, atuando em todas as áreas da odontologia.

Compartilhe este post