Leo Asfora e o Inventário da Loucura

Leo Asfora/Divulgação

O produtor cultural e poeta Léo Asfora lança terça-feira, no Museu do Estado de Pernambuco o seu mais novo livro de poesia. Intitulado Inventário da Loucura (Editora Coqueiro), o livro reúne cerca de 61 poemas de caráter filosófico-existêncial que retratam de forma confessional e lúdica, a peleja íntima e as dores humanas do autor.

Escrito entre 2015 e 2016, período em que Asfora esteve internado para o tratamento da dependência química, Inventário da Loucura mostra como o mergulho no abismo pode extravasar uma força criativa capaz de transformar sofrimento em beleza.

A poesia, tal como o personagem Virgilio (Divina Comédia), que conduz Dante pelo inferno e pelo purgatório até chegar ao objetivo é o que conduz Léo ao paraíso. É a sua redenção. O meio do qual o poeta sobrevive aos horrores da loucura e do cárcere. Foi quem andou com Asfora no caminho para encontrar esperança e reconquistar a liberdade e a autonomia perdida. 

Inventário da Loucura conta com ilustração da capa feita pelo artista plástico Aluizio Camara, prefácio assinado pela poetisa, Cida Pedrosa e texto da orelha escrito por Beto Azoubel, Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e gestor cultural.

Author: João Alberto

Compartilhe este post