SemiáridoShow 2017 é confirmado para novembro

SemiáridoShow 2017 é confirmado para novembro

O município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, irá se transformar, mais uma vez, no palco da maior feira de agricultura familiar do Nordeste. Entre os dias 7 e 10 de novembro, acontecerá o SemiáridoShow, em sua sétima edição. O grande desafio do evento é apresentar alternativas para a convivência com a seca no momento em que a região enfrenta as consequências do sexto ano consecutivo de uma forte estiagem.

Realizada a cada dois anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que nesta edição conta com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf), a feira é aberta ao público e acontece em uma área da Embrapa, localizada na BR-428, Km 152, na zona rural de Petrolina.

Abertura do SemiáridoShow de 2015 – Crédito: Divulgação

Cerca de 12 hectares serão dedicados à demonstração de tecnologias implantadas no campo. Assim, os visitantes têm a oportunidade de conhecer, diretamente e na prática, os produtos e serviços gerados pela pesquisa. Em outro espaço do evento, estandes de instituições públicas e empresas privadas serão instalados. Além de uma feira onde cooperativas e associações de produtores familiares, comunidades indígenas, quilombolas e assentados da
reforma agrária vão expor suas iniciativas e comercializar seus produtos.

Em tempo, um espaço será dedicado, ainda, ao Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma ação do Governo do Estado da Bahia que visa gerar oportunidades de negócios e dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar.

Uma extensa programação de minicursos também irá possibilitar aos participantes ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas, ao longo dos quatro dias. Também serão realizados seminários englobando temas como turismo rural, cadeia produtiva da caprinovinocultura, gestão territorial de comunidades indígenas e quilombolas, assistência técnica e extensão rural, além de um evento voltado para apresentação e discussão das ações da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post