Marcos Proença, cabeleireiro das famosas, revela as tendências de tons, cortes e cuidados indispensáveis para o cabelo

Marcos Proença, cabeleireiro das famosas, revela as tendências de tons, cortes e cuidados indispensáveis para o cabelo

Marcos Proença, conhecido como hairstylist das celebridades – Crédito: Divulgação

Considerado o cabeleireiro das famosas, Marcos Proença é expert em cuidar das madeixas de artistas e lançar tendências. O salão que comanda em São Paulo é frequentado por ninguém menos que Marina Ruy Barbosa, Flavia Alessandra, Deborah Secco, Gabriela Duarte, Luana Piovani, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli, Daniela Cicarelli, Wanessa, Claudia Leite, Gisele Bundchen, Isabeli Fontana, Naomi Campbell, Vanessa Hudgens, Claudia Schiffer, Raquel Zimerman… Uma lista infinita. Nos bastidores e backstages das semanas de moda brasileira, ele é megarequisitado, tendo assinado a beleza de marcas como Iódice, Reinaldo Lourenço, Zoomp, Gloria Coelho e Pedro Lourenço. O fato é que as atrizes, apresentadoras e blogueiras sempre chamam a atenção pelas mudanças capilares e são muito copiadas nos salões de todo o país. Em São Paulo, para ser atendida com Proença, a tabela começa com um valor de R$ 450,  o corte feminino. 

Ele é especialista em cuidar de loiros – Crédito: Reprodução / Gshow

A  trajetória do cabeleireiro começou cedo, ainda novo. Aos 12 anos, ele já maquiava a mãe e a tia. Aos 14 anos, o garoto cortava o cabelo de vizinhos. Nessa idade, ele montou o seu primeiro salão com ajuda de familiares. “Uma  vizinha me ofereceu a sua garagem para montar um salão. Foi então que meu pai vendeu o carro para comprar os móveis e equipamentos necessários. E para que a vizinhança soubesse do meu novo empreendimento, convidei duas meninas bem bonitas do bairro, para distribuírem folhetinhos. O salão já tinha o meu nome”, relembra Proença.

Marcos Proença entre famosas – Crédito: Divulgação

Pro, como é conhecido no mundo das celebridades, estudou em diversos lugares do mundo:  Paris, na França; Londres, na Inglaterra; Tóquio, no Japão; Nova Iorque, nos Estados Unidos; Milão, na Itália; Amsterdã, na Holanda; e Cancun, no México. A vasta experiência, talento e habilidade fazem com que o profissional seja referência no mundo da moda. “Adoro criar estilos de cabelo natural e modernos inspirados na coloração de crianças”, explica. A humildade, segundo ele, é essencial para se chegar tão longe: “É preciso se amar, mas há diferença entre se amar e se achar. Tem de ser humilde na profissão e entender exatamente o que sua cliente deseja”.

Em entrevista exclusiva ao Blog João Alberto, Marcos Proença ditou as técnicas e tendências do momento, contou a sua história profissional, deu conselhos para quem quer entrar no ramo de beleza e falou sobre as madeixas de celebridades. Leia na íntegra:

Qual a técnica de cabelo do momento?
Estamos usando bastante as babylights, que são luzes em mechas bem finas do cabelo, para não criar contraste.

Qual o tom de cabelo para esta temporada? 
Veremos muito por aí o Dark Blonde,  um tom mais discreto de loiro (usado pela Olivia Palermo) e que não agride tanto o cabelo, ótimo para o verão.

Qual o corte de cabelo do momento?
Comprimento abaixo da clavícula, com suave desfiado nas pontas e franja longa.

Letícia Barros desapegou dos fios super longos para uma mudança radical feita por Marcos Proença. Ele sugeriu um corte médio reto com fios menores no topo da cabeça, dando leveza e movimento aos fios.

Qual a beleza do verão 2018?
O verão pede uma beleza natural, sem exageros. É hora de pensar em cortes de cabelo que deixem o visual leve, com movimento, em médios e curtos! As cores pensamos em tons de dourado e um mix de luzes quentes e frias.

Como foi o início da sua trajetória profissional?
Aos 12, eu maquiava minha mãe e uma tia com um estojinho vindo do Paraguai, inspirado na abertura da novela Locomotivas, que mostrava uma modelo sendo maquiada e era apresentada pela Rede Globo. Essa tia disse que eu tinha um dom e deveria estudar, mas como meu pai não tinha dinheiro, fiz um curso gratuito, bem básico, oferecido pela prefeitura de Votorantim. Com 14 anos, comecei a atender na garagem de uma vizinha. Como eu era muito baixinho, ninguém confiava em mim. Uma vizinha só deixava que eu cortasse o cabelo do filho dela. Para evitar problemas. Até que, aos 14 anos, uma outra vizinha me ofereceu a sua garagem para montar um salão. Foi então que meu pai vendeu o carro para comprar os móveis e equipamentos necessários e para que a vizinhança soubesse do meu novo empreendimento, convidei duas meninas bem bonitas do bairro para distribuírem folhetinhos. O salão já tinha o meu nome. Embarquei para Europa para estudar e quando voltei decidi que queria morar em São Paulo. Quando consegui me mudar, comecei a trabalhar na Agencia First e foi lá que eu desenvolvi uma habilidade de visualizar como o cabelo e a maquiagem ficariam bons na foto ou vídeo. Quando o salão da Agência First fechou, o Wanderley Nunes me convidou para trabalhar no Studio W. Depois de dez anos no Studio W, decidi montar o meu espaço dentro da Pelu (loja de roupa que ficava numa charmosa vilinha nos Jardins). Mas com a chegada muitas clientes, ficou insustentável continuar ali, então abrimos o salão da unidade Jardim Paulistano. Já faz quase 10 anos!

Para sua preparação profissional, em que lugares você já estudou?
Estudei em Paris, Londres, Tóquio, Nova Iorque, Milão, Amsterdã, Cancun, entre outras. Em cada lugar, um curso.

O que você acredita que atraiu tantas clientes para o seu salão? 
Humildade e saber ouvir a cliente em primeiro lugar. É preciso se amar, mas há diferença entre se amar e se achar. Tem de ser humilde na profissão e entender exatamente o que sua cliente deseja.

Marcos Proença e Lala Rudge – Crédito:Patricia Stavis/Divulgação

Como definiria a sua marca registrada?
Adoro criar de estilos de cabelo natural e modernos inspirados na coloração de crianças.

Qual o perfil dos profissionais que trabalham com você?
Além das qualidades técnicas, o profissional que trabalha comigo precisa ser humilde e nunca esquecer que a cliente está em primeiro lugar e acima dele. Vivemos em um mundo glamouroso, então é fácil esquecer que servimos a elas, somos funcionários. O cabeleireiro que se acha mais importante que o cliente está fadado ao fracasso.

Quais famosas já atendeu?
Helena Bordon, Lala Rudge, Mariana Weickert, Claudia Leite, Mari Saad, Mica Rocha, Julia Faria, Ma Tranchesi, Lele Saddi, Flavia Alessandra, Deborah Secco, Gabriela Duarte, Luma Costa, Marina Ruy Barbosa e a Milena Toscano.

Que conselhos você daria para quem quer entrar no ramo?
Ser humilde e continuar aprendendo. Uma receita é perguntar para a pessoa, assim que se sentar na cadeira: O que você pensa? Qual é o seu desejo? Ela poderá dizer: “quero fazer uma transformação”. Daí você repete exatamente o que ouviu, mas com outras palavras. E o subconsciente dela vai falar: “Ai que bom, ele entendeu!” E começa a conexão. Se ouvir a cliente, terá mais chance de acertar.

Existem diversas variações de loiros: Loiro dourado, nude, acinzentado, perolado, platinado… Quais as principais tendências atuais de loiro, como chegar ao efeito esperado e os principais cuidados para mantê-lo?
Além do Dark Blonde, é válido os tons que imitam os cabelos das australianas e variam entre o bege e areia, o que é totalmente diferente do efeito alaranjado das brasileiras, mas que tem tudo a ver com o nosso verão. Loiro bonito é loiro saudável! É preciso hidratar os fios antes e após a coloração/reflexos.

Segundo Proença, deixar o cabelo liso com risca no meio é uma tendência que voltou com tudo na última temporada. Na foto, ele assinou a beleza da empresária Helena Bordon

Como você lida com uma cliente que chega querendo um corte de cabelo que viu em uma revista, mas que não combina com ela?
Minha relação com minhas clientes é a base de muita conversa. Eu as escuto, às vezes repito o que elas falaram dando uma incrementada no discurso e mostrando um jeito mais bonito de fazer. A maioria acaba se convencendo do que é melhor!

Quais os cuidados indispensáveis para manter a beleza do cabelo e respeitar a naturalidade?
Os cabelos só são bonitos quando estão saudáveis. É preciso criar uma rotina de cuidados específica para o seu tipo de fio, hidratar, nutrir, manter o corte em dia e respeitar os seus limites quando o assunto é coloração.

Quem foi sua primeira cliente?
Minha primeira cliente foi a Gabriela Duarte e até hoje ela é uma grande amiga!

Quanto uma cliente deve desembolsar se chegar ao seu salão querendo ser atendida por você?
Nossos preços começam por R$450, o corte feminino.

É difícil lidar com celebridades?
Elas costumam ser ainda mais exigentes, mas precisamos entender que elas estão diariamente expostas a mídia, então não é fácil.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post