Coquetel de lançamento da CowParade Recife reuniu artistas no Armazém 14

Coquetel de lançamento da CowParade Recife reuniu artistas no Armazém 14

Abertura da CowParade em Pernambuco – Crédito: Ricardo Fernandes / DP

A festa de lançamento da CowParade Recife, no Armazém 14, reuniu as 53 vaquinhas que serão espalhadas pelas ruas de Jaboatão, Olinda, Paulista e Recife, a partir desta sexta-feira. Entre os locais: Orla de Boa Viagem, Parque da Jaqueira, Jardim do Baobá, Mercado de São José, Praça de Boa Viagem, Praça de Casa Forte, Marco Zero, Pátio de São Pedro, Parque Santana, entre tantos outros.

Crédito: Ricardo Fernandes / DP

Crédito: Ricardo Fernandes / DP

As obras de arte são feitas em fibra de vidro e em tamanho real. Quase todos os recursos apurados pelo leilão das peças, que será realizado no dia 7 de dezembro, serão redirecionados à Casa do Amor, ao Movimento Pró-Criança e ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). A vaca assinada pelo artista urbano Derlon terá a renda revertida para a Creche Entra Apulso. De acordo com os organizadores, R$ 5 milhões foram arrecadados no país, para ações sociais.

O cantor Alceu Valenca e a artista Marisa Lacerda – Crédito: Ricardo Fernandes / DP

As vacas são criadas por seis artistas com convites especiais da curadoria do evento e 44 selecionados dentre 453 que se candidataram a participar. A CowParade Brasil tem o intuito de atiçar a curiosidade e fascínio pela arte urbana. Além disso, também levanta recursos para projetos sociais, por iniciativa da Toptrends, proprietária dos direitos de licenciamento no país.

A artista Maria Luiza de Carvalho Nunes – Crédito: Ricardo Fernandes / DP

A organizadora do evento no Brasil, a francesa Catherine Duvignau, chamou atenção para as artes que ressaltam a cultura pernambucana. “Gostei muito da vaca com a temática do Sertão, da flor de mandacaru”, disse.  A “Vaca Maroca A Beleza Do Sertão” entrou na lista das suas preferidas, criada pela artista plástica e comerciante Maria Luiza de Carvalho Nunes. 

Crédito: Ricardo Fernandes / DP

Crédito: Ricardo Fernandes / DP

A produção de parte das vacas foi realizada por convidados como os artistas plásticos Dantas Suassuna, Derlon, J. Borges, Raoni Assis, Roberto Ploeg e Tereza Costa Rêgo; os arquitetos Zezinho e Turíbio Santos; o artista Beto Kelner em parceria com a atriz Fabiana Karla, e a artista plástica Marisa Lacerda com o cantor Alceu Valença. Outras peças são assinadas por arquitetos, artesãos, designers, escultores, grafiteiros e pintores, inclusive desconhecidos. Até o fim da mostra, outras cinco vacas serão produzidas em ações sociais a serem realizadas em escolas públicas numa ação institucional da CowParade, elevando o total de peças para 58 esculturas. Confira o roteiro completo, clicando aqui.

Author: Júlia Molinari

Compartilhe este post