Top 10: os destaques do Salão do Automóvel de Tóquio

Por Jorge Moraes/Especial para o Blog João Alberto

Viajar é algo que quase todos adoram. Fazendo o que gosta então, melhor ainda. O editor do DP Auto Jorge Moraes foi conferir as novidades do universo automotivo no Salão do Automóvel de Tóquio e selecionou os dez modelos que se destacaram nesta edição. Confira:

Crédito: Jorge Moraes/DP

Honda Urban EV
A Honda confirmou a data de lançamento do elétrico Urban EV Concept Car. O modelo chegará às concessionárias europeias em 2019. O CEO da Honda, Takahiro Hachigo, já havia afirmado, no Salão de Frankfurt, que a versão de produção do carro estaria disponível na Europa nessa data. O veículo é baseado no original Civic Mk1, embora lembre também um pouco a versão clássica do Volkswagen Golf GTI. O Urban EV é menor que o supermini Jazz e quebra com a convenção dos pequenos com um design retrô. Na cabine, uma tela multimídia gigantesca dá o tom.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Lexus LS 500 H
Sedã de luxo esteve em Frankfurt e aparece aqui como estrela do Tokyo Motor Show 2017. Modelo será vendido no Brasil em 2018. Modelo da montadora japonesa será disponibilizado para venda apenas na versão híbrida 500h, que dispõe de um motor a gasolina 3.5 V6 com dois propulsores elétricos que podem alcançar, juntos, 359 cv de força. O painel dispõe de ar-condicionado digital de quatro zonas, além de  assentos com amplos ajustes elétricos e sistema de massagem.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Toyota Tj Cruiser
A Toyota acertou em cheio no SUV “raíz” TJ concept. Carro é estiloso e se for lançado, como acredito que seja, terá estrutura de mecânica semelhante a do Prius. Com a união entre as melhores qualidades de uma minivan com o corpo de um SUV. O design está do lado dos utilitários, com a robustez e os ângulos mais rígidos. Porém, as características da minivan continuam presentes com o telhado plano e a linha de janela aparentemente sem linhas. O interior é espaçoso, todos os assentos (com exceção do motorista) podem ser rebatidos, de modo que o veículo consiga acomodar até três metros de comprimento.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Toyota Gosei
A Toyoda Gosei é uma fornecedora de componentes japonesa que está no Salão de Tóquio a mostrar um conceito que de normal não tem nada. Trata-se do Flesby II, que é caracterizado por conter na sua aparência materiais têxteis. Olhando rápido, é normal confundir que o carro saiu de um desenho animado. De acordo com a montadora, a borracha na lataria pode absorver o impacto de uma colisão.

Mitsubishi Eclipse Cross
Ninguém nunca imaginaria que a Mitsubishi pegaria emprestado o nome do esportivo que fez sucesso no mundo inteiro e batizasse um crossover. Pois é outro carro que será vendido no país em 2018. É a aposta da marca, que se juntou à aliança Renault-Nissan, para retornar a ser referência no segmento de utilitários.

Crédito: Jorge Moraes/DP. Nissan Leaf.

Nissan Leaf
Nissan Leaf, apresentado no Salão de Tóquio foi anunciado pelo presidente da montadora no Brasil, Marco Silva, como automóvel de destino certo para o Brasil. Sem dúvida, a sua estreia está garantida para o auto show de São Paulo, em novembro do próximo ano, quando o fabricante irá falar de preço e prazo para as primeiras entregas. No campo de provas de Oppama, no Japão, dirigimos o novo Leaf de direção suave (elétrica) que vai distanciar você do posto de combustível convencional. Com autonomia para 400 quilômetros, o Nissan entrega além de bom espaço interno, um visual agradável.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Honda Riding Assist
Conceito já foi apresentado em janeiro e a Honda o levou para exibição no auto show. O Riding Assist funciona com uma espécie de atuador, um pequeno motor elétrico, capaz de corrigir a trajetória da moto fazendo micro correções na direção, e pode até ser um modelo autônomo. A tecnologia é capaz de movimentar a roda dianteira para evitar que a motocicleta caia até mesmo em velocidades mais baixas.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Toyota concept i
O futuro com inovação e design. O carro que percebe os sensores humanos, detecta a face pelo olhar e humor do motorista. O estande da Toyota esbanja tecnologia e conceito. Como é o caso do Concept-I, que recebeu a inteligência de robôs humanóides. Com uma proposta de ser mais um companheiro de viagem do que um próprio carro, o modelo conta com um design diferenciado. Com vidros e LED por todas as partes, a novidade conta ainda com displays nas laterais, traseira e dianteira que exibem mensagens de boas-vindas para os ocupantes e de alerta para os demais condutores. O Concept-I é a visão da Toyota de condução para 2030.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Honda Civic Type R
O Honda desenvolveu o Civic Type R. O motor 2.0 VTEC Turbo foi otimizado, e alcança 320 cv de força. O carro acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 272 km/h. O interior apresenta níveis significativamente melhorados de qualidade, conforto e requinte. Os ocupantes dos bancos da frente e dos bancos traseiros beneficiam de uma maior visibilidade e de mais espaço para vivenciar a performance incrivelmente veloz do Type R, enquanto a grande bagageira e a inovadora cobertura deslizante lateral garantem que o automóvel mantém a sua posição como o mais prático e versátil hatchback de alta performance.

Crédito: Jorge Moraes/DP

Nissan IMx EV Conceito
No quesito conceito, a Nissan não deixou a desejar. No estande da marca está exposto o IMx, modelo que chama a atenção por suas linhas futuristas e design diferenciado. A novidade conta com dois motores elétricos e tração integral nas quatro rodas, o carro possui autonomia para percorrer 600 km a cada recarga. Outro diferencial é o sistema ProPilot de direção autônoma. Com 32,6 kgfm de torque, o conceito é capaz de entregar até 700 kW de potência.

Author: Thayse Boldrini

Compartilhe este post