Matheus Uchôa: Desafio com forte pegada mexicana

Matheus Uchôa: Desafio com forte pegada mexicana

Aos 22 anos, Matheus é o chef à frente do Texas Mix Comedoria. Crédito: Maria Laura Pirez/Divulgação

Por Diogo Carvalho

Matheus Uchôa é daqueles jovens chefs que já surgem como apostas no universo gastrô do estado, mesmo ainda no período acadêmico. Quando ainda aprendia a teoria e técnicas nas aulas do curso de gastronomia da Faculdade Boa Viagem (FBV), exercitava os conhecimentos, na prática, na cozinha de renomados chefs locais. “Taciana Teti, Alcindo Queiroz e César Santos são alguns dos grandes mestres. Sorte a minha”, orgulha-se. Só como sous-chef (o segundo no comando) do restaurante Hot foram 11 meses, como braço direito de Armando Pugliesi.

A paixão pela cozinha, contudo, apareceu ainda na infância. Ainda criança, fingia estar doente para faltar a escola e passar as manhãs observando a cozinheira da família preparar o almoço e bolos. Os doces, inclusive, foram o pontapé inicial na carreira de Matheus, que aos 15 anos já exercitava a veia empreendedora criando uma empresa de cupcakes. Já formado, começou a trabalhar como personal chef, trabalhando em eventos e jantares na casa de clientes, sempre apostando na cozinha contemporânea.

Quesadilhas estão entre os mais pedidos da casa. Foto: Julio Dubeux/ Divulgação

Mas a gana de descobrir novos sabores para incrementar seus cardápios o levaram a deixar o berço. Após juntar um pé-de-meia com os eventos particulares, Matheus colocou a mochila nas costas e partiu para a Europa. Gastou boa parte das economias, claro, com refeições. Dos restaurantes populares aos mais sofisticados. Holanda, Bélgica e o Sul da França, berço da cozinha clássica, foram alguns destinos que mais lhe chamaram atenção. Mas o tour gourmet teve que ser interrompido para cuidar de assuntos familiares no Recife.

Depois de quase um ano longe da cozinha, foi numa conversa de bar que Matheus conheceria um amigo do pai, que abriria as portas para ele voltar ao mercado. Foi em dezembro passado que o jovem de 22 anos assumiria, pela primeira vez, a criação do cardápio de um restaurante, com a inauguração do Texas Mix Comedoria.

O desafio lançado também exigiu dele trabalhar com ingredientes novos no seu portfólio, como os fortes temperos mexicanos, ainda pouco explorados pelos estabelecimentos locais e que, de uma maneira ou de outra, ainda causam certa estranheza no paladar dos pernambucanos.  “Minha cozinha é muito prática, mas nem por isso quero deixar o cardápio com cara de fast food. É importante também tentar incorporar elementos regionais”, explica ele, que incluiu queijo coalho e carne de sol em algumas receitas tipicamente mexicanas.

Chili e molhos sour cream e guacamole estão entre os destaques do cardápio texano. Foto: Eudes Santana/Divulgação

O chili que recheia os tacos e quesadilhas e acompanha os nachos têm personalidade forte, com notas de cominho, páprica, mostarda e mix de ervas. O sour cream e o guacamole, preparados diariamente pelo próprio chef e menos gordurosos que as receitas tradicionais, entram para dar frescor aos pratos.

A casa, que funciona numa galeria em Piedade (Avenida Bernardes Vieira de Melo, 3310), abriu com foco no happy hour, mas claro que Matheus não deixaria de dar uma incrementada nos petiscos que apareceriam como sugestões para acompanhar a boa carta de cervejas, drinques e coquetéis: os cubos de frango, por exemplo, levam molho de queijo gruyere maçaricado, enquanto os dadinhos de filé são banhados por um blend de gorgonzola e muçarela. Os crepes do Texas Mix também chamam atenção com combinações inusitadas, como o Amarillo (camarão, muçarela, catupiry, amêndoas laminadas e redução de frutas vermelhas).

A ideia de Matheus é deixar o point com uma cara ainda mais texana, incrementando o cardápio em breve com sanduíches que levam molho barbecue da casa, frango ranch e porco com abacaxi. “Na página das sobremesas, vão entrar um brownie e uma torta com nozes pecan, bem tradicionais daquela região”, adianta o chef, que não deixou de lado os personal dinners e já vem sendo sondado a montar outros cardápios. Por isso, não estranhe se muito em breve você esbarrar por aí com esse rosto jovem (mas cheio de bagagem).

Matheus teve experiência nas cozinhas de chefs como Armando Pugliesi, Taciana Teti e César Santos. Foto: Julio Dubeux/ Divulgação

 

Author: Diogo Carvalho

Compartilhe este post