Festa de 15 anos com temática escravocrata causa revolta nas redes sociais

Festa de 15 anos com temática escravocrata causa revolta nas redes sociais

Na última quarta-feira, as imagens de um ensaio fotográfico desenvolvido para celebrar os 15 anos de uma jovem, moradora da cidade de Belém do Pará, causou revoltas nas redes sociais. O tema escolhido foi o período colonial brasileiro. Em fotos divulgadas no Instagram da cerimonialista, responsável pela organização do evento, a jovem aparecia caracterizada de Sinhá, sentada frente a uma mesa farta, servida por duas pessoas de pele negra. O ensaio repercutiu pela internet, causando diversas críticas.

“foi feito uma festa de 15 anos com um tema relacionado a escravidão. Está no instagram e eu estou completamente…

Publicado por Tuca Oliveira em Quarta-feira, 14 de março de 2018

Em nota, a cerimonialista tentou se justificar com o pedido de desculpas:
“Na data de ontem, 14.03.2018, o Cerimonial Lorena Machado acompanhado de seus parceiros de trabalho participaram de um ensaio fotográfico de um aniversário de 15 anos, cujo tema é Imperial Garden.
Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo.
Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO.
Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão.
Mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio!
Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação.
Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês.
Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos.
No mais, pedimos perdão novamente e o Cerimonial Lorena Machado estará sempre aberto a críticas e elogios, pois eles que nos fazem crescer e amadurecer como seres humanos e profissionais.”

Compartilhe este post