Matéria de encerramento da série Os encantos da Ilha do Sal

(Via Cabo Verde Airlines): Principal destino dos turistas que visitam Cabo Verde, a Ilha do Sal. Seu nome vem das salinas situadas na cratera de um vulcão extinto. Com o preço do sal muito baixo, só trabalha com encomendas. Tornou-se ponto turístico importante, com a entrada custando R$ 20. Do Mar Morto, em Israel, os cabo-verdianos importaram a forma de vender as salinas. Para além de tomar banho nas águas salgadas, é possível fazer máscaras de lamas e massagens. A cratera é magnífica e mesmo que não queira juntar-se às multidões, vale a pena visitá-la.

Aqueles que chegam à ilha do Sal vêm em busca de descanso e praia ficarão agradavelmente surpreendidos. Tem tudo para que passem belos dias, aproveitando o mar, observando os pescadores, com uma vasta gama de restaurantes, cafés e bares. Há pequenos passeios para se conhecer a ilha e atividades desportivas para fazer nas praias, cada uma mais bonita que a outra.

            Um dos encantos é a simpatia dos seus moradores, todos literalmente apaixonados pela música e pelo futebol brasileiro. É a morabeza está para os cabo-verdianos como a saudade está para os portugueses, não se explica, sente-se. A morabeza está na filosofia de vida dos cabo-verdianos, muito própria das pessoas descontraídas, amáveis, disponíveis e alegres.

            Para circular pela ilha pode-se alugar quadrículos ou bugres, mas a melhor opção é usar os táxis, que têm pintura bonita de azul royal e são baratíssimos. Qualquer corrida fica em torno de três e cinco euros. Porém é preciso cuidado: como eles nâo têm taxímetro, é importante acertar o preço antes de embarcar. E só aceitam euros ou escudos, a moeda local. Com um detalhe: a informalidade domina a ilha por completo. Pode-se ir com roupa esportiva, short, sandálias havaianas a praticamente todos os locais. Uns poucos restaurantes pedem calça social e sapatos.

            Embora o dólar seja aceito em algumas partes, o euro domina na Ilha do Sal. E os melhores estabelecimentos aceitam cartões de crédito. As principais práticas esportivas, como surf, bodyboard, skimming, kitesurf, pesca submarina, snokeling, flyboard, mergulho e pesca esportiva, custam entre 20 e 70 euros. O artesanato é bonito, mas é preciso regatear muitos os preços. Pedida pode chegar a menos da metade.

            As praias estão por toda parte, algumas com coloração da água em tons de azul e verde, lembrando o mar do Caribe. A temperatura da água varia com a estação, indo até 25 graus.

Um dos principais pontos turísticos é a praia de Santa Maria, onde fica uma vila repleta de hotéis, lojas, restaurante e tem intensa vida noturna, com animadíssimas boates. Durante o dia o pontal de Santa Maria, oferece interessante espetáculo, com a venda de peixes (Vi um com 44 quilos), que tem uma movimentação intensa de turistas e nativos, que aproveitam para vender artesanato.

A Cabo Airlines tem dois voos do Recife para a Ilha do Sal, que decola nos primeiros minutos das quintas e sábados. Dentro de duas semanas, implanta o terceiro voo semanal, que sairá do Recife nas terças-feiras. A volta é nas segundas, quartas e sextas. Atualmente tem conexão imediata para Lisboa e Paris e no próximo mês para Milão.

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post