Roteiro de São João no Nordeste: 10 destinos com programações juninas

Roteiro de São João no Nordeste: 10 destinos com programações juninas

São João de Caruaru – Crédito: Reprodução do Instagram

A festa de São João é um dos períodos mais aguardados no estado. Comida de milho, fogueiras, bandeirinhas e fogos de artifício são algumas das características que marcam a época mais animada da região. Mas o bom e velho forró é que domina as cidades. Pelo interior, as decorações típicas da temporada, repletas de originalidade, chamam atenção. Festivais gastronômicos, polos culturais, quadrilhas e shows com atrações locais e nacionais tornam o mês de junho um grande espetáculo. 

Caruaru, Petrolina e Arcoverde estão entre os destinos mais solicitados pelos turistas e conterrâneos, rendendo um crescimento de 100% na ocupação hoteleira, segundo dados divulgados pela Secretaria de Turismo de Pernambuco.  Wesley Safadão, Xand Avião, Matheus e Kauan, Marília Mendonça, Dorgival Dantas são apenas alguns nomes que subirão aos palcos do agreste pernambucano. Confira a lista com as programações em destinos próximos ao Recife: 

São João de Caruaru

Wesley Safadão – Crédito: Reprodução do Instagram

Considerado o maior São João do Mundo, a festa anima o Agreste durante todo o mês de junho, sendo um dos melhores e mais procurados destinos do São João em Pernambuco. Sua tradição de nível nacional é responsável por reunir a maior quantidade de turistas durante os 31 dias de festejos, com muito forró, decoração especial, quadrilhas, palhoção, comidas típicas e comidas gigantes. Este ano, as atrações se apresentarão na Estação Ferroviária, Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, Alto do Moura, Polo Azulão, e em outras localidades. Entre os nomes nacionais escalados para cantar no palco principal estão Luan Santana, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Gabriel Diniz, Alok, Forró do Muído, Michel Teló, Lucy Alves, Maira e Maraísa, Wesley Safadão, Fulô de Mandacaru e muito mais. Confira a programação completa aqui.

São João de Limoeiro

Gusttavo Lima está na programação do São João de Limoeiro – Crédito: Reprodução do Instagram

A 81km do Recife, cerca de 1h17 de carro, o São João de Limoeiro é uma das opções de destinos para curtir as festividades juninas. O evento acontece entre os dias 23 e 29 de junho, no Parque de Exposição da cidade. Além de apresentar atrações a nível nacional, como Wesley Safadão, Leo Santana, Gusttavo Lima, Bell Marques e Dorgival Dantas, sua programação é conhecida por referenciar o tradicional forró pé-de-serra, com palhoção de mais de 120m, montado na Rua da Alegria. O local conta com polos dedicados a ciranda e coco, cativando o público com sua típica estrutura junina. Confira a programação completa clicando aqui.

São João de Gravatá

Michel Teló é uma das atrações do São João de Caruaru – Crédito: Reprodução do Instagram

Quem quiser dançar forró no frio da serra, poderá pegar a estrada para Gravatá. Localizada há 79km do Recife, cerca de 1h15 de carro, a cidade está com diversas atrações durante o mês de junho. Além dos tradicionais shows que acontecem no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, entre os dias 15 e 28 deste mês, com passagem de artistas como Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Michel Teló, Marcia Fellipe, Petrúcio Amorim, e Bell Marques, o local contará com quadrilhas juninas, comidas típicas e forró pé de serra. Suas ruas estão repletas de bandeiras e balões, sinalizando o caminho para os polos atrativos do Mercado Cultural, Cidade Cenográfica e da Sanfona, os dois últimos montados na Avenida Joaquim Didier. Outra novidade deste ano é o camarote da acessibilidade, local reservado exclusivamente para pessoas portadoras de deficiências. As inscrições podem ser feitas antecipadamente através da Secretaria de Assistência Social. Confira a programação completa aqui

São João de Petrolina

Luan Santana é uma das atrações confirmadas em Petrolina – Crédito: Luiz Fabiano/Divulgação

Também conhecido como o São João do Vale, a festa reúne diversos ritmos como o axé, arrocha, sertanejo universitário e o forró. Localizada a 706km do Recife, cerca de 9h de carro, Petrolina é uma das opções para quem quiser curtir uma programação mais eclética, entre os dias 15 e 23 de junho. Nomes como Gusttavo Lima, Henrique e Juliano, Wesley Safadão, Luan Santana, Marília Mendonça, Simone e Simaria, Aviões, Maiara e Maraísa e Dorgival Dantas estão de passagem marcada para subirem ao palco do Pátio de Eventos Ana das Carrancas. Além das atrações nacionais, a cidade contará com o São João dos Bairros, realizado nos finais de semana, em diversos bairros da região, apresentando bandas locais. Confira todas as atrações aqui.

São João de Campina Grande

Xand Aviões está na programação do São João de Campina Grande – Crédito: Ariel Martini/Divulgação

Considerado um dos maiores festejos juninos do país, o São João de Campina Grande, localizado a 199km do Recife, cerca de três horas de carro, promete uma edição repleta de atrações e novidades. A festa realizada na Praça do Povo promete reunir cerca de 2 milhões de pessoas, oferecendo 124 barracas, 50 quiosques e 15 restaurantes. Entre os artistas escalados para animar o público estão Wesley Safadão, Santanna, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo e Xand Avião. Ao todo, serão 31 noites de música, mas caso a seleção brasileira ganhe a Copa do Mundo, a prefeitura da cidade prometeu dar mais um dia de evento para comemorar. Confira a programação completa aqui.

São João de Vitória de Santo Antão

Matheus e Kauan etarão no São João de Vitória de Santo Antão – Crédito: Reprodução do Instagram

Localizado a 45km do Recife, cerca de 45 minutos de carro, o São João de Vitória de Santo Antão é uma das opções mais próximas da capital pernambucana para aqueles que quiserem curtir o clima junino. Neste ano, a cidade oferecerá quatro dias de festa, realizadas nos finais de semana de 23 e 24 e 28 e 29 de junho. No palco, situado no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, passarão nomes como Matheus e Kauan, Xand Aviões, Geraldinho Lins, Jonas Esticado e mais. Além das atrações nacionais, o evento contará com outros polos festivos, incluindo artistas locais. Confira a programação completa aqui.

São João de Arcoverde

Marília Mendonça vai para Arcoverde cantar em pleno São João – Foto: Luiz Fabiano/Divulgação

Conhecida como a Capital do São João, a cidade de Arcoverde está localizada há 248km do Recife, cerca de 3h25 de carro. Suas festas juninas são marcadas pela animação, atrações e comidas tipicas que reúnem milhares de pessoas. Este ano, o evento terá inicio no dia 22 de junho, apresentando a Quadrilha Junina Portal do Sertão. Nomes como Marília Mendonça, Flávio Leandro, Maciel Melo, Jorge de Altinho, Mano Walter, Alceu Valença e Avine Vinny Polo Multicultural, estão convocados para se apresentar no Polo Multicultural, na Praça da Bandeira. Confira a programação completa aqui.

São João de Serra Negra

Geraldinho Lins – Crédito: Andrea Rego Barros/PCR

Realizado em Bezerros, a 101km do Recife, cerca de 1h18 de carro, o São João de Serra Negra está entre os locais mais procurados para curtir o período junino. Durante os dias de festa, a cidade fica repleta de bandeirinhas e fogueiras para celebrar os festejos em grande estilo. Este ano, o evento será iniciado no dia 16, estendendo até 1º de julho. Os visitantes poderão aproveitar shows de Geraldinho Lins, Almir Rouche, Capim com Mel, Asa Branca, entre outros, relembrando as origens nordestinas em meio ao forró pé de serra. Confira a programação completa aqui.

São João de Patos

A dupla Jorge e Mateus é atração do São João de Patos – Crédito: Reprodução do Instagram

No interior da Paraíba, há cerca de 5h42 de carro do Recife, o São João de Patos é uma das festas mais comentadas e aguardadas pelo público. Sua programação é famosa por apresentar grandes nomes da música nacional, além dos polos culturais que demonstram a originalidade do São João do Nordeste. Este ano, o público que for conferir os festejos de 19 a 24 de junho poderá curtir shows de Wesley Safadão, Xand Avião, Jorge e Mateus, Gabriel Diniz, Xand Avião, Dorgival Dantas, Gusttavo Lima, entre outros. Confira a programação completa aqui.

São João de Carpina

Dorgival Dantas está escalado para o São João de Carpina – Crédito: Luiz Fabiano

A 45 km do Recife, cerca de 45 minutos de carro, a cidade de Carpina também está com uma programação especial para os dias de São João. A prefeitura local contratou Wesley Safadão, Matheus e Kauan, Dorgival Dantas, entre outros, para comandar o palco das festas que acontecerão entre os dias 20 e 27 de junho. Confira a programação completa aqui.

Author: Eduarda Andrade

Compartilhe este post