Júlio Cocielo tem seus contratos cancelados após acusações de racismo

Júlio Cocielo tem seus contratos cancelados após acusações de racismo

Na última semana, Julio estava na Rússia, para os jogos da Copa do Mundo – Crédito: Reprodução do Instagram

Após utilizar seu twitter para fazer comentários racistas, o Youtuber Júlio Cocielo teve seus contratos cancelados com grandes marcas nacionais. A polêmica começou ao publicar um tweet sobre o jogador Kylian Mbappé, da seleção de futebol francesa: “Mbappé conseguiria fazer um arrastão top na praia hein”, escreveu. O comentário repercutiu em diversos sites e redes, com inúmeras críticas o acusando de preconceituoso.

Alguns seguidores investigaram seu perfil, nos anos anteriores, e compartilharam outros posts repudiantes, desrespeitando as minorias. Em seu Instagram, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank se posicionaram contra Cocielo, postando os prints vazados. “Medo, muito medo do nosso caminho pensando nesses “influencers” que sequer conseguem enxergar a sociedade que vivem”, escreveu a atriz. 

Segunda do dia!!! Odeio ter que postar coisas tão repugnantes e tristes como essa…mas é necessário!!! Ainda fico chocada como podem existir pensamentos como desse tipo de pessoa…isso NÃO EH UMA BRINCADEIRA E NUNCA FOI!!! Isso é RACISMO! 🚫 #Repost @sfelippo ・・・ Vamos lá… próximo do dia: Nessa era de youtubers eu já disse aqui o pânico que tenho da influência que nossas crianças e adolescentes sofrem. Esse @cocielo eu nunca segui, talvez por isso nunca chegou a mim os milhares de tweets racistas, machistas, misógenos que ele escreveu. Alimentando o ódio contra as minorias, alimenta preconceito, faz piadas com crianças negras e ainda é “influenciador digital”. Medo, muito medo do nosso caminho pensando nesses “influencers” que sequer conseguem enxergar a sociedade que vivem. O que eu desejo @cocielo é que você, assim como essa era de influenciadores digitais tão queridos, reflitam e exerçam esse dom num lugar de sabedoria e bem ao próximo. Pelo futuro de uma geração. Por uma sociedade mais igualitária, menos homofóbica, racista, machista, intolerante. Nos ajude, vc pode!! Eu tenho esperança. Mas é preciso falar!!! A luta é diária para que isso acabe! ✊🏾 Não é piada!!!!!! Nem “antigamente” era piada!!! Nunca foi e nunca será piada!!

A post shared by Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) on

Devido a repercussão, o artista excluiu todas as suas publicações no microblog e fez um pedido de desculpas. “Não existe justificativa, isso me fez me sentir muito mal só de imaginar ter sido uma pessoa escrota. Arrependido e arrependido. Lição pra vida! Nunca mais se repetirá. Peço desculpas publicamente por ter ofendido inúmeras pessoas.” Marcas como a UOL, que o convidou para a campada da Copa do mundo, e o Site Submarino, parceiro em seu casamento com Tata Estaniecki em Punta Cana, repudiaram sua atitude. No Instagram, Julio soma mais de 11 milhões de inscritos e carrega o número de 4 milhões em seu canal no Youtube.

Author: Eduarda Andrade

Compartilhe este post