Newborn: saiba quais os principais cuidados para realizar o ensaio com seu bebê

Newborn: saiba quais os principais cuidados para realizar o ensaio com seu bebê

Crédito: Simone Silverio

Quem nunca foi atualizar o feed do Instagram e acabou se apaixonando por alguma foto de um bebê recém-nascido? Mãozinhas no rosto, sorriso sereno, soninho profundo, são algumas das poses que replicam o modo como eles viviam na barriga das mamães.

Apesar de o ensaio fotográfico infantil ser algo existente há décadas, este mercado cada vez mais apresenta inovações, como a modalidade Newborn, uma proposta de eternizar os primeiros movimentos e comportamentos das crianças.

Criado através do trabalho da fotógrafa australiana Anne Geddes, o registro tem como objetivo apresentar um olhar mais artístico do nascimento, onde o bebê é tratado de forma mais natural, a maioria das vezes sem roupa, em poses que são trabalhadas pelo fotógrafo de maneira que remetam à forma orgânica que ficavam enquanto estavam no período da gestação.

Crédito: Jak Fotografia

Normalmente, o ensaio é realizado entre os primeiros 15 dias de vida, com a criança ainda dormindo para que o profissional possa colocá-la nas poses que deseja. A sessão pode durar entre duas a quatro horas, dependendo da facilidade que ele tenha para acordar e utiliza diversos assessórios lúdicos, como casulos em tecidos, cestinhas, ursos, entre outros. Acompanhado dos pais, o profissional deve ficar suscetível aos comandos da criança, realizando pausas para fazer xixi, cocô e amamentar.

Simone Silvério, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos é uma das primeiras profissionais brasileiras a trabalhar com a modalidade e afirma que aqueles que desejam ingressar neste mercado devem treinar bastante, pois não é uma área em que permite-se errar. Ela alerta para todas as técnicas necessárias e afirma que apesar de ser um lindo trabalho, deve ser realizado com o máximo de cuidados e atenção. “O melhor período para as fotos é entre 5 e 15 dias, pois os bebês dormem bastante e não sofrem com cólica. O estúdio é preparado para receber os pequenos modelos com som ambiente, a temperatura é controlada, iluminação sem flash, e principalmente tudo sempre muito higienizado”, explica a especialista, Simone.

Crédito: Simone Silverio

Em seus estúdio, a climatização certa gira em torno de 28 graus, higienização dos acessórios, espaço para recepcionar os familiares e cuidado com as luzes são alguns dos pontos cruciais para o bem-estar do bebê. Quanto as técnicas utilizadas para acalma-lo e posiciona-lo, ela relembra a importância de nunca puxar seus membros, uma vez que sua fragilidade pode causar torções e também diz que não se deve deixa-lo muito tempo apoiado em cima das mãos ou pés, porque suas circulações são reduzidas no início da vida. Além disso, utiliza sons que relembram os barulhos ouvidos dentro da barriga de sua mães e os coloca sempre com os membros contidos, para evitar que eles sintam-se inseguros. “O bebê quando fica solto bate as mãos e pernas e isso pra ele não é confortável, pela ausência do controle de seus movimentos. Embrulhados em uma espécie de cazulinho, ficam mais tranquilos”, explica. 

Simone afirma que, além de pensar nos pequenos, é de extrema importância que a família sinta-se à vontade, uma vez que a criança tende a sentir o stress e ansiedade dos pais, especialmente de suas mães.”Os bebês são muito suscetíveis ao estado de espírito dos pais, eles precisam estar tranquilos, confortáveis e seguros. Quando ele chega, o pego no colo, deixo claro que tá comigo, que sei cuidar. Às vezes a mãe fica muito ansiosa porque quer tal foto e ele acaba chorando. É necessário tranquilizá-la, fazê-la pensar em outras coisas, falar de outros assuntos.”

Mãe de Sofia(13), Isadora(3) e Cadu (seis meses), a recifense Bruna Monteiro fechou o primeiro ensaio Newborn recentemente com a fotógrafa Jack.

“Minha experiência foi incrível, ela é maravilhosa, trabalho lindíssimo, muito paciente e superjeitosa. Fotografamos aqui em casa, passamos o dia inteiro juntas. Acho um grande diferencial, você com 15 dias de nascido não precisar ir para o estúdio fazer um ensaio cansativo. Levar bebê nessa fase exige muitos detalhes, além do próprio emocional da mãe”, relatou.

Bruna com os filhos Isadora, Sofia e Cadu – Crédito: Jak Fotografia

Ao optar pela modalidade, a blogueira escolheu não apenas a presença de elementos como roupas, lenços, tecidos, mas priorizou a participação da família. Nas fotos, Cadu é registrado ao lado dos pais e irmãs, sem vestimentas, apresentando uma proposta mais corpo a corpo. Ela afirma que conheceu o trabalho através das redes sociais, principalmente o Instagram, conhecendo o conteúdo de diversos profissionais e usando-os de inspiração para poder produzir as fotos.

Ao ser questionada sobre o comportamento de Cadu, Bruna revela que não tiveram grandes dificuldades. Ao longo da sessão, ele dormiu bastante e sua fotógrafa utilizou técnicas para tranquilizá-lo, movendo de forma delicada e precisa.

Crédito: Jak Fotografia

“É um momento especial, um marco da chegada do bebê e fica um registro lindo repleto de sentimento pra vida toda! Como mãe, me senti eternizando esses primeiros dias de Cadu, que são tão intensos. Fazê-lo adormecer, movimentando com serenidade, vi momentos de ternura  e realidade, afinal também teve choro, cocô e xixi, mas a fotógrafa tava preparada para tudo! Faz parte do processo.”

Bruna e Cadu – Crédito: Jak Fotografia

No mercado recifense há cerca de 7 anos, Jaqueline Silva de Araújo tornou-se conhecida por construir esses registros em família. Além de Bruna, ela assina ensaios com Juana Moura, Juliana Siqueira, entre outros, e afirma buscar sempre a identidade pessoal de cada cliente, desde a escolha dos assessórios até o ambiente e poses.

Ela acredita que a nova modalidade está em alta devido ao acesso de informação disponível às pessoas, que se sentem mais seguras em saber como as fotos são realizadas e todos os cuidados necessários para clicar um recém-nascido.
Sobre o agendamento da sessão, ela diz que o ideal é que a mãe entre em contato durante a gestação, para que possam ter tempo de buscar referências, entender uma a outra e providenciar algum cenários específico que ela deseje. Umensaio custa entre R$ 900 a R$ 1300, variando de acordo com o desejado pelos pais.

Crédito: Simone Silverio

A visão do pediatra

Apesar de tamanha delicadeza e beleza, como contam as fotografas, é necessário ter atenção à fisiologia da criança. O pediatra Hélder Lima Leite chama atenção para os cuidados com a imunidade do bebê, que ainda é muito baixa devido a ausência de vacinas nos primeiros 15 dias e lista algumas informações necessárias:

1. A equipe de fotógrafos deve estar sadia e a menor suspeita de resfriado ou outra virose, é necessário adiar o ensaio.

2. Os tecidos e outros materiais devem ser anti-alérgicos e higienizados adequadamente, já que entrarão em contato com a pele do recém-nascido. Erupções cutâneas tipo “picada de inseto” podem surgir ao contato com algum tipo de tecido/material. A estas erupções damos o nome de eritema tóxico, e vai desaparecer sem que haja necessidade de uso de medicamentos.

Crédito: Simone Silverio

3. Os bebes não podem ser colocados para dormir em decúbito ventral, ou seja, de barriguinha pra baixo, sob risco de ocorrer a Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Essa entidade acomete crianças até os 2 anos de idade, sendo maior a incidência nos primeiros 6 meses de vida.

4. Embora ache bem interessante as fotos, pediria que o ensaio fosse feito após os 2 meses de idade quando pelo menos um maior numero de vacinas já foi administrado, o que, em tese, garantiria mais defesas ao bebê.

5. Sobre a utilização do flash: o incômodo ocorre sim. Sempre imagino que o próprio fotografo vá optar por usar luz natural e até ambientes ao ar livre onde a iluminação é mais adequada. A íris dos bebes é muito pouco pigmentada, o que facilita a entrada de luz e consequentemente do incômodo causado pelo flash.

 

Author: Eduarda Andrade

Compartilhe este post