Giro Blog

Meditação: Dicas práticas e locais para meditar no Recife

Meditação: Dicas práticas e locais para meditar no Recife

De acordo com Roberto Sampaio, tutor do Centro de Estudos Budistas Bodistava (CEBB – Recife), a meditação não tem contraindicação – Crédito: Pixabay/Divulgação

Já meditou ou já teve vontade de praticar? A atividade é um processo de conscientização e de desenvolvimento de uma perspectiva saudável. O objetivo não é desligar seus pensamentos ou emoções, mas adquirir  a capacidade de observá-los sem julgamentos – o que, eventualmente, ajudará a entendê-los melhor. De acordo com Roberto Sampaio, tutor do Centro de Estudos Budistas Bodistava (CEBB – Recife), a meditação não tem contraindicação. Qualquer pessoa pode praticar, seja em casa, no escritório, no carro ou em grupo. É independente de qualquer vínculo a tradição religiosa ou de alguma visão mística, sobrenatural. “É algo simples e prático, nós devemos começar de onde estamos, bem pé no chão”, enfatizou.

Nos últimos anos, inúmeros estudos apontaram evidências dos benefícios que a meditação pode proporcionar. A neurocientista Sara Lazar foi uma das primeiras a levar as afirmações anedóticas sobre os benefícios da meditação ao teste em procedimentos de neuroimagem – e os resultados foram surpreendentes, mostrando que a meditação tem o potencial de mudar aspectos do cérebro.

Crédito: Pixabay/Divulgação

Em seu estudo, Lazar reuniu pessoas que nunca haviam meditado antes para um programa de redução de estresse através da meditação, que durou oito semanas. Os resultados mostraram uma diferença no volume de cinco diferentes áreas do cérebro. Entre as áreas que apresentaram diferenças, temos o hipocampo esquerdo, região do cérebro que auxilia nos processos de cognição, memória e regulação de emoções, a amígdala cerebelosa, responsável por emoções como medo, estresse e ansiedade e o córtex cingulado superior que atua na sensação de autorelevância e atenção.

Aprender a meditar é como aprender qualquer outra habilidade – como se estivesse exercitando um músculo que nunca foi exercitado antes. Leva prática constante para que se torne algo confortável – para conseguir se sentir bem com sua mente pode levar um pouco de tempo. De acordo com Sampaio, ao meditar podemos encontrar alguns contratempos – mas a chave é continuar com constância e tranquilidade. “O começo é tipo uma criança pequena aprendendo a andar, precisamos começar com passos curtos, e não desistirmos. A gente separa um horário no dia, nada muito longo, e daqui a pouco a gente vai aumentando o tempo, dentro do possível. Podemos praticar em grupo também, chamar alguns amigos em casa ou frequentar espaços destinados a isso, que facilitem esse processo”.

Crédito: Pixabay/Divulgação

O professor de Yoga Fred Santos, que pratica a meditação há 10 anos, comenta que o domínio da prática é adquirido naturalmente ao longo do tempo. “É um processo contínuo e que deve ser digerido da forma mais natural possível. Meditar é observar a mente, o self, é um mergulho no ser . A nossa natureza primordial. A mente se acalma. Senti uma diminuição da atividade mental e uma desidentificação com o excesso de estímulos, de informações que chegam para nós. Você aprende a separar o lixo mental e a filtrar tudo que chega até nós”.

Gustavo Almeida, facilitador do CEBB Recife, sugere que práticas de meditação no ambiente de trabalho ou estudo também podem ser de grande benefício para pessoas que têm dificuldades com ansiedade e estresse. “Durante o expediente laboral, é muito importante reservar um tempinho para parar, serenar a mente, acalmar o corpo e aliviar o estresse, tão nocivo e comum no ambiente de trabalho e que traz tantos malefícios. Para isso, não precisamos investir 20, 30 minutos, se fizermos ao menos 3 minutos de meditação por turno, estaremos agindo não só em nosso benefício, mas para o bem de toda a organização, empresa, instituição e todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no nosso trabalho. “Para praticantes iniciantes, Gustavo dá algumas direções de como começar o processo de meditação: “Inicie observando a respiração quando estiver na posição da meditação – sentado, com a coluna ereta e o corpo o mais imóvel possível. Perceba o movimento natural de inspirar e expirar, note bem o ar entrando, inflando a região torácica ou abdominal e saindo. Faça isso durante todo o tempo da meditação”.

Roberto Sampaio, tutor do CEBB, dá algumas instruções para aqueles que estão querendo começar a meditar. “Podemos começar em casa mesmo. Sentados numa cadeira confortável, coluna ereta, relaxada, ombros descansados e olhos sem tensão. Inspiramos e expiramos. Prestamos atenção na respiração, pois ela servirá como uma âncora nesse processo. Depois, vamos varrendo o corpo, como se fosse um escaneamento. Vamos relaxando qualquer parte do corpo que esteja tensa. Cada vez que a gente se perder em meio ao movimento da mente, voltamos sem julgar, de modo amoroso. Assim, vemos que a mente é ampla como o céu e seguimos até que as nuvens de pensamentos e emoções se dissipem. É como se os pensamentos e emoções fossem como as nuvens ou as estações do ano e a mente como o céu amplo, que é capaz de acolher tudo isso.” Sampaio também indica uma técnica de respiração. “Escolha um ponto a sua frente, inspire e expire e traga a atenção ao abdômen. Aos poucos, relaxe os músculos do rosto, pescoço”.

Confira alguns espaços para meditar no Recife: 

  • CEBB Recife – O Centro de Estudos Budistas Bodisatva promove encontros de acolhimento todos os sábados de manhã, das 9h30 às 11h30. Além disso, oferece cursos como o Aprendendo a meditar, com nova turma agendada para o dia 29 de setembro. Também são realizados encontros de práticas regulares de meditação e estudos em outras filiais do CEBB na cidade, como na Várzea e em Boa Viagem. Os locais e horários das práticas podem ser acessados no site.
  • Jardim Botânico do Recife – Foi eleito um dos cinco melhores lugares do Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente,  que define uma série de exigências que o espaço deve cumprir seguindo as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). É um ótimo lugar para quem quer um lugar tranquilo e rodeado de natureza para desconectar do mundo e meditar. O espaço é aberto de terça a domingo, das 9h às 15h30. 
  • Drukpa Recife – O Centro Drukpa Recife é um local de práticas e estudos para budistas e não budistas. Para frequentar o centro não é preciso ter experiência e não é necessário nenhum pré-requisito. Programação semanal disponível no site.  
Compartilhe este post