O livro do Imip

 

Imip – Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Documentar como o Imip está superando a atual recessão econômica foi a motivação dos consultores da TGI Fernando Braga e Ricardo de Almeida com a produção do livro “O Imip e a Crise – Êxitos e Desafios lançado há  pouco, no Restaurante Dom

“Enfrentamos a maior crise que o País viveu. Evidentemente o Imip foi afetado e teve que tomar medidas de ajustes na gestão para assegurar a travessia nesse período. Estamos juntos desde 1999 prestando consultoria à instituição e consideramos pertinente documentar o trabalho que está sendo realizado nesse período, deixando uma lição importante para a gestão da saúde pública”, afirma o consultor Ricardo de Almeida.

O livro é dividido em cinco partes que descrevem: a mobilização; o plano de contingenciamento de gastos; os programas de aperfeiçoamento da gestão; um relato das realizações do período; e um resumo das lições aprendidas.

Os autores sinalizam que a crise – que ainda não acabou – está representando um período de fortalecimento do Imip. A publicação relata que o trabalho da gestão, participativa e transparente, está conduzindo a instituição para um aperfeiçoamento da prática do acompanhamento de indicadores financeiros e operacionais. Além disso, o livro registra o amadurecimento e a integração dos gestores nesse período de travessia, em que é necessário expor dificuldades, tratar conflitos, propor e implantar inovações.

Como prefaciou Francisco Cunha: “O que o leitor encontrará nas páginas adiante é o relato da
dura experiência de travessia e sobrevivência conduzida pelo Presidente Gilliatt Falbo, pela Superintendente Geral Tereza Campos, pelas demais lideranças e toda a equipe do IMIP. Todos protagonistas de um esforço de preservação do futuro da Instituição, fruto de um realinhamento de visões, solidariedade, capacidade de articulação e coragem para tomar

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post