Jardim vertical, tons terrosos e ambientes monocromáticos na Casa Cor

Jardim vertical, tons terrosos e ambientes monocromáticos na Casa Cor

Casa Cor Pernambuco estará aberta ao público a partir desta sexta-feira, em casarão no bairro de Casa Forte – Crédito: Camila Pifano/Esp. DP

A Casa Cor Pernambuco abre as portas para o público nesta sexta-feira, reunindo tendências em decoração, arquitetura, design de interiores e paisagismo, em 39 ambientes assinados por arquitetos pernambucanos. Um casarão da década de 1930, pertencente a família de João Santos, localizado na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, será o cenário da mostra. Com o tema Casa Viva, a ideia é trazer a experiência, interações e encontro com as sensações, buscando promover o conforto de estar em casa e manter contato com a natureza. Com terreno de 5 mil m², o Masterplan da casa é de responsabilidade do arquiteto Mário Santos, e conta com 48 empresas e 80 parceiras, além de um quadro de 65 funcionários.

Isabela Coutinho, organizadora do evento – Crédito: Thayse Boldrini/DP

Em coletiva de imprensa, a organizadora Isabela Coutinho deixou claro que o foco desta edição é a liberdade. “Poder criar, testar, misturar novo com antigo, pensando no verde, na natureza. E o diferencial: o arquiteto ter a sensibilidade de escolher um objeto para somar com a decoração”, explicou a empresária. Destacou também a grande novidade desta edição: a Arena Arbor, um espaço que vai abrigar eventos, como lançamentos de livros, palestras, sessões de cinema e programações infantis. Projetada pelo arquiteto Paulo Carvalho, a estrutura tridimensional tem capacidade para 50 a 60 pessoas, e já tem participações confirmadas, como Marcelo Rosenbaum, Jader Almeida e Pablo Santurbano.

Arena Arbor vai receber eventos durante a mostra – Crédito: Camila Pifano/Esp. DP

Desde julho, os arquitetos começaram a planejar e montar os seus ambientes. O visitante leva, em média, uma hora para conhecer todos os espaços. A mostra vai funcionar de terça a sexta das 16 às 22h, sábados, domingos e feriados das 13h às 22h até o dia 4 de novembro. Os ingressos custam R$25 (meia) e R$50 (inteira). Em um giro pela Casa Cor, selecionamos sete tendências que serão encontradas durante o roteiro:

Pantone 
Luiza Nogueira assina a Casa Iquine com destaque para a cor que será referência em 2019, segundo a Pantone, intitulada Quilombo, que preenche todo o ambiente e está presente também no mural de latas simulando combogós, forte elemento da arquitetura pernambucana, compondo uma das paredes. Os latões de tinta também surgem no espaço como vasos de plantas. 

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Monocromático
Os tons monocromáticos podem ser encontrados na Casa de Vidro, de autoria do arquiteto Diogo Viana. Em seu novo projeto, a aposta foi nos tons de verde, unindo o tema da mostra com a sensação de bem-estar e equilíbrio trazida pela cor.

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Jardim vertical
A tendência do jardim vertical, uma espécie de mural verde formado por vasos ou caixas suspensas com plantas, esteve presente nos ambientes assinados pelo casal Humberto e Analice Zirpoli, o Living da Piscina e na Casa Trousseau, de André Carício. A ideia é aproveitar um pequeno espaço dentro de casa para trazer a natureza, produzindo grandes efeitos visuais e sensoriais.

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Inserção de arte popular
Para Zezinho e Turíbio Santos, a composição de ambientes, incentivada há muito tempo por eles, coloca em destaque a inserção da arte popular na decoração. Na sala de estar, eles colocaram esculturas de Cornélio Brennand, em sintonia com peças de acervo pessoal e pertencentes a família do empresário João Santos, avô de Zezinho. Em uma das paredes, chama atenção a exposição fotográfica assinada por Ana Cecília, irmão de Zezinho. 

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Tons terrosos
Junto com o verde, os tons terrosos ganham destaque neste ano, remetendo a conexões com a ancestralidade e buscando trazer mais conforto para a correria contemporânea. O Casal Analice e Humberto Zirpoli preparou um ambiente inspirado com essa paleta cromática.

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Jardim preservado
A Casa Trousseau apostou também em um jardim preservado, presente por trás do espelho do lavabo. Os musgos expostos em painel, uma novidade em Recife, são perfeitos para ambientes internos com pouca luz e sem necessidade de manutenção com água.

Crédito: Thayse Boldrini/DP

Antiguidades
Os itens de época estão fortemente presentes, contrastando com a modernidade dos ambientes. Os garimpos e heranças de famílias deram um toque vintage baseados em um estilo atemporal. É uma tendência mundial a escolha a dedo dos profissionais da área que buscam resgate histórico e o consumo consciente, como um up na decoração. Destaque para a Poltrona Pavão, da coleção de Diogo Viana, e o piano e divã da família Santos.

Crédito: Juliana Aguiar/DP

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post