Marco Zero do Recife recebe grande público na partida da Refeno

Marco Zero do Recife recebe grande público na partida da Refeno

Centenas de pessoas estiveram no tradicional ponto turístico para acompanhar o desfile das embarcações com destino a Fernando de Noronha. – Crédito: Divulgação/Cabanga Iate Clube

 

O Marco Zero do Recife recebeu, na tarde de sábado, a largada da 30ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha. Ao todo foram sessenta embarcações de 12 Estados, totalizando 450 tripulantes, que partiram com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Um barco russo também disputa a competição.

Das 61 embarcações inscritas nesta edição da Refeno, apenas uma não participou da partida deste sábado (29), o veleiro Maria Antonina, da Grã-Bretanha, que justificou a desistência da regata alegando o leme quebrado. No mais, todos as demais embarcações partiram sem problemas.

A partida da Refeno foi dividida em três grupos. O primeiro grupo foi composto pelas embarcações Aço, Bico de Proa e Turismo. Na sequência, os veleiros das classes Aberta e RGS. Por fim, os maiores veleiros, das classes Catamarã, Trimarã e Mocra. Pelas expectativa de tempo, as primeiras embarcações deverão chegar à Fernando de Noronha no início da tarde deste domingo (30/09). “Vivemos, hoje, uma grande festa aqui no Marco Zero do Recife. A população compareceu em peso e acompanhou um lindo desfile de grandes embarcações”, comemorou o comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia.

O veleiro da Família Schurmann que tem nome em homenagem a Kat Schurmann, filha adotiva de Vilfredo e Heloísa, falecida aos 13 anos de idade. – Crédito: Divulgaçção/Cabanga Iate Clube

Entre os participantes desta edição está a Família Schurmann, que compete a bordo do veleiro Kat. A família é um dos principais nomes da vela brasileira e embaixadora da campanha #MaresLimpos, da ONU Meio Ambiente. Além deles, o barco Vale do Ave/Toro conta com o estilista mineiro Ronaldo Fraga na tripulação.

Criada em 1986, a Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com o comandante Georg Ehrensperger, que conquistou a marca de 14h34min54, em 2007. Em 2017, o Camiranga conquistou o Troféu Fita Azul da Refeno pelo quarto ano seguido, com direito a quebra do próprio recorde entre os barcos monocascos. A embarcação comandada por Samuel Albrecht completou a travessia de 292 milhas náuticas (545 quilômetros) em 19h03min18s.

 

Compartilhe este post