Avião da Latam desceu na pista errada

Avião da Latam

Um avião da companhia aérea Latam pousou na pista errada do aeroporto internacional de Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo, o mais movimentado do país. O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou o caso como “incidente grave” e abriu investigação para apurar o incidente, que ocorreu na quarta-feira (26).

Como explica o ‘G1’, o Airbus A321 (prefixo PT-MXH) levava 184 passageiros e oito tripulantes, quando aterrissou na pista usada para decolagens, ao invés da pista de pousos. Segundo o site de monitoramento de voos ‘Flightradar24’, o voo LA4627, que saiu de Fortaleza, pousou em Guarulhos às 12h49.

A Cenipa informou que vai apurar se houve errou da tripulação ou do controle de tráfego aéreo, para tomar as medidas de segurança necessárias.

O controle de tráfego aéreo é responsável por informar aos pilotos a pista em que a aeronave irá pousar e monitorar a aproximação. Além disso, a pista também está configurada no computador de bordo dos aviões.

A Latam informou que a “ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes”. A empresa afirmou que segue “os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”.

A Infraero, responsável pelo controle do tráfico aéreo, disse em nota estar colaborando com as investigações: “As ações que cabem ao órgão de controle de tráfego aéreo local para possibilitar a investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas foram adotadas, sendo que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto”.

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post