“Eu canto, danço, conto, faço palhaçada, me divirto e me sinto plena no palco”, confessa Carol Levy

“Eu canto, danço, conto, faço palhaçada, me divirto e me sinto plena no palco”, confessa Carol Levy

“O trabalho começou com shows de histórias e músicas, que é o que eu amo de paixão. Me sinto plena no palco. Brinco com o público do começo ao fim do show”, disse Carol Levy – Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

Um dos maiores prazeres na vida é ter a oportunidade de trabalhar com aquilo que amamos. Muitos, apesar de cientes de suas paixões e desejos, não têm coragem de seguir seus sonhos. Carol Levy, apaixonada por música, é um exemplo de que sempre vale a pena irmos atrás de nossos sonhos. Desde pequena, Carol tinha contato muito forte com a música. Isso a influenciou para o resto de sua vida – teve bandas, fez canto lírico no Conservatório Pernambucano de Música, aulas particulares de canto popular e nunca deixou de cantar. Mas não vivia só da música – Levy fez faculdade de Publicidade e Propaganda e, além de trabalhar em agências, dublou, fez locuções e jingles publicitários.

Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

Certo dia, Carol Levy decidiu se dedicar por inteiro à carreira artística. “Primeiramente surgiu o interesse em contar histórias. Depois disso precisava escolher o que contar e, na pesquisa, explorei e me encantei com o conteúdo da literatura infanto-juvenil. E para quem contar literatura infanto-juvenil? Crianças! Foi meu primeiro grande desafio e minha grata surpresa: elas são o máximo!”, comentou Carol. A artista, ao contar como iniciou sua carreira na área, afirma que trabalhar com crianças e música é o que realmente a deixa realizada. “O trabalho começou com shows de histórias e músicas, que é o que eu amo de paixão. Me sinto plena no palco. Brinco com o público do começo ao fim do show. O tempo passa que eu nem sinto e eu busco estar mais e mais nos palcos do Brasil”.

Crédito: Shilton Araujo/Esp.DP

Com 8 anos de experiência em trabalhar com música e entretenimento para o público infantil, Carol não se imagina exercendo alguma profissão em outra área. “Não há a menor possibilidade de fazer outra coisa da minha vida. Eu nunca imaginei que conseguiria encontrar um ofício que me completasse tanto: eu canto, danço, conto, faço palhaçada, enfim, me divirto e ainda consigo ajudar através do conteúdo das histórias e músicas”, explica Levy, que além de artista, também tem o desafio de conciliar seu trabalho com seu papel de mãe e esposa. Mas Carol pode contar com seu marido, Carlos Borges, que além de companheiro na vida pessoal também trabalha como seu produtor musical há mais de 12 anos. “Ele é meu parceiro tanto em casa, quanto no trabalho. Buscamos distribuir a rotina das crianças em função dos nossos horários de trabalho. Eu tenho muito mais tempo disponível do que ele, já que ele tem mais duas empresas independentes de mim. Às vezes me sobrecarrega, mas a gente segue tentando.”, conta a artista.  Carol é mãe de Olívia, de 1 ano, e Bento, que completa 6 anos no mês das crianças. Além de compartilharem datas de aniversário próximas, Bento também se inspira na mãe ao afirmar que quer ser guitarrista. 

Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

 Além de se apresentar, ela também investe em conteúdo audiovisual. Carol já fez dois DVDs, um CD, tem um canal no YouTube, programa de TV e até séries no Playkids e Netflix. Projetos que visam instruir pais e educadores na educação lúdica para crianças também estão em sua agenda. “As pessoas têm me convidado para ouvir o que há por trás do trabalho. Já dei uma porção de aulas-show pela Prefeitura do Recife mostrando aos professores como levar o lúdico para a sala de aula, se utilizando de músicas, histórias e brincadeiras. Entendendo, aceitando e respeitando que as crianças funcionam em outra dimensão. Além disso, tenho feito workshops para apresentar a arte de contar histórias para as pessoas”, conta. 

Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

Com todos esses projetos que a cantora tem, é de se imaginar que sua agenda não é nada tranquila. Levy conta que além de shows no Recife, também se apresenta em outros estados. ” Esse ano eu fiz duas turnês fora do Recife. Fomos para Salvador e Minas Gerais. Ainda esse mês nós iremos para Fernando de Noronha à trabalho.”, afirma. Além dos shows, suas produções também a ocupa. “Nas gravações do programa da Globo, o bicho pega. Passo as semanas completamente imersa em tantas demandas que ele exige. Mas dá pra fazer show no fim de semana desde que seja um show pronto, sem novidades.  As gravações de YouTube são mais tranquila, tento gravar duas vezes por mês e aí eu aproveito a diária de gravação ao máximo para estocar conteúdo. “, explica. Mas entre todo esse agito, a contadora de histórias consegue encontrar momentos de descanso. “Tento tirar um ou dois dias no meio da semana quando estou fazendo shows demais. É uma agenda muito variável, vou organizando de acordo com as demandas que surgem.”, pontua. 

Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

Crédito: Marina Curcio/Esp. DP

Mas trabalhar com contação de histórias tem seus desafios. Levy conta que o maior de todos, sem dúvidas, é conquistar o ouvinte. “Não adianta nada se preparar todo e esquecer de estabelecer a conexão com o público. Se você começar sem firmeza e intenção, fica difícil de se fazer ouvir”. Carol também ressalta a importância de ser verdadeira ao lidar com as crianças, pois os pequenos formam um público exigente pela sua sinceridade, disponibilidade e imaginação livre.

Crédito: Marina Curcio/Esp.DP

Apaixonada por seu trabalho, Carol também tem seu futuro planejado. “Meu plano é continuar fazendo shows pelo Brasil, atingir mais pessoas pelo meu canal do Youtube, lançar o DVD Carol Levy, Contarolando, com todos os clipes musicais exibidos nas duas temporadas do programa da Globo, e montar um novo musical”,finalizou.

Compartilhe este post