Ilana Ventura descobriu uma nova profissão enquanto ninava a filha Clara

Ilana Ventura descobriu uma nova profissão enquanto ninava a filha Clara

 

A cantora e artista infantil Ilana Ventura – Crédito: Marina Curcio/Esp. DP

Vivificante. Essa é a palavra que a cantora e contadora de histórias Ilana Ventura criou para exprimir a alegria que é trabalhar há mais de cinco anos com o público infantil. Mergulhada na aventura das crianças, a proposta do seu trabalho é inseri-las no mundo da música e das palavras através de um viés educacional, passando o conhecimento através da diversão. Advogada e jornalista por formação, a artista se emociona quando fala do ofício e acredita que a força para viver cada dia vem do contato com a pureza dos pequenos. “Quero mostrar que há um caminho de alegria, que eles podem aprender, errar, pedir desculpas, que podem ser honestos e bons”, pontua Ilana.

Ilana e sua filha, Maria Clara – Crédito: Rafael Martins/Esp. DP

A inspiração dela vem da maternidade. Começou a cantar músicas infantis exatamente quando a filha Maria Clara nasceu. Antes, ela tinha uma banda de forró pé-de-serra na qual atuava há vinte anos e viajava pelo estado de Pernambuco fazendo shows. Mas foi ninando Clara que ela resgatou as músicas e histórias. De Balão Mágico, Chico Buarque à Palavra Cantada e Cocoricó, tudo que achasse que teria a somar de conhecimento para a pequena, ela reproduzia e dava o próprio tom. Quando Clara completou dois anos e meio de idade, Ilana se sentiu pronta para começar a cantar para outras crianças. Hoje em dia, a maior parte do seu trabalho é voltada para festas infantis e tem sua agenda do final de semana sempre fechada. A artista faz em média 12 shows ao mês, em período de férias e dia das crianças, esse número pode chegar a 20.
 

Crédito: Rafael Martins/Esp. DP

 
 O projeto de Ilana mescla afetividade e aprendizado e foi sendo moldado a partir da relação com Clara. “Minha filha está aprendendo coisa nova comigo, porque mais crianças não podem aprender, brincar e se divertir com uma pessoa que pode passar alegria, energia, carisma e animação?”. No repertório de Ilana, músicas regionais (frevo, xote, coco, ciranda e baião), músicas festivas e autorais. Ela confirmou isso enquanto cantava para os sobrinhos e percebia que eles gostavam da forma como ela interpretava. Começou cantando em festas infantis e depois enveredou para a contação de histórias. “É muito bom fazê-las imaginar, pensar e desenvolver um raciocínio. Cada criança que vem até a mim hoje, é uma relação de amor e carinho como se fosse de pai para filho”, conclui.

 

Crédito: Marina Curcio/Esp. DP

Para balancear a rotina de trabalho com o cotidiano da filha, Ilana precisou se organizar. “Os finais de semana estou sempre trabalhando, então o lazer dela é de responsabilidade do pai”. Durante a semana o compromisso é com Ilana e além de cuidar, levar para escola e fazer tarefa, ela busca diversão. “Sempre que chega em casa dá tempo de contar história, cantar músicas juntas… A gente consegue conciliar”. E lembra de sempre separar os feriadões e alguns momentos nas férias para compartilhar com a filha. Nesses momentos juntas, muitas canções já foram criadas. Rock no chuveiro e o ABC da fruta foram compostas com temas propostos enquanto banhava a pequena Clara. “Quando eu vi tinha a melodia e o refrão prontos, escrevi tudo direitinho e a música pegou. Clara é a minha inspiração”, confessa Ilana.

 

Crédito: Facebook/Reprodução

 
“É um trabalho que vai além do financeiro. Me dá uma enorme alegria saber que eles tão crescendo, vivenciando momentos de alegria, aprendizado e afeto”.  Ilana dedica toda a sua atenção ao projeto kids e revela um sonho: “Se eu pudesse, teria uma van e sairia levando o projeto, cantando e contando para todas as crianças que visse na rua”. A técnica utilizada por Ilana já virou até workshop. Hoje em dia, a artista promove bate-papos e divide a experiências com terapeutas, psicólogos, professores e pedagogos que desejam utilizar a ferramenta da contação de histórias para crianças.

 

Crédito: Marina Curcio/Esp. DP

Esse ano, a cantora lançou o Ilana Ventura – Você e Eu, primeiro disco com canções inéditas e adaptações das famosas cantigas infantis, que em breve será produzido em formato de DVD. Além de músicas, Ilana escreve livros em parceira com a filha e já tem algumas histórias na gaveta prestes a serem lançadas. Outro projeto que está saindo do papel é o canal do Youtube. O espaço será recheado de conteúdos infantis, dicas de livro, música e diversão, além de contação de histórias autorais. 

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post