Paula Meira quer construir uma moradia para pessoas idosas, um sênior living

Paula Meira quer construir uma moradia para pessoas idosas, um sênior living

Crédito: Marlon Presotto/Divulgação

Visionária. Essa é a característica que define Paula Meira, Diretora Executiva da Interne Soluções em Saúde. Em 1997, a então fonoaudióloga do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) aceitou o convite do primo Waldemir Miranda Neto e, juntos, decidiram montar um negócio inovador na área de saúde, o home care. A análise era de que a população brasileira estava aumentando a expectativa de vida e, com isso, envelhecendo mais. Observando esse cenário, a pernambucana apostou na mudança dos rumos do seu trabalho, visando construir um tipo de estrutura com condições de atender às necessidades de cuidados aos pacientes por longos períodos.

Para isso, eles correram atrás de referências e começaram sendo parte da rede americana Interim Home Health Care. Assim, aprenderam como atingir as necessidades da realidade do público. Contaram com a ajuda de mais dois sócios, Gabriela Machado e Marcelo Borges. Hoje, fortemente estabelecidos no setor, oferecem serviços de abordagem multidisciplinar e estão prontos para tratar casos mais estáveis aos de alta complexidade. A missão de Paula é prestar os serviços hospitalares da maneira mais humanizada possível, levando o cuidado com a saúde ao lugar onde as pessoas se sentem mais confortáveis: nas suas casas.”Mesmo em momentos difíceis da vida das pessoas é muito importante para nós podermos cuidar sempre da melhor forma possível, na saúde, na educação e no social. O projeto será sempre de gente e para gente”, explica. Nos planos, ainda uma novidade: “Estamos estudando um novo projeto: construir uma moradia para pessoas idosas (sênior living) com estrutura completa de entretenimento, atividades de integração e saúde para um envelhecimento saudável e socializado com outros idosos. Mas nosso maior plano é cuidar de pessoas da melhor forma possível”, revelou a empresária. Confira a entrevista completa.

Crédito: Marlon Presotto/Divulgação

Paula, a Interne é reconhecida por ser a organização mais admirada no segmento de assistência domiciliar no Brasil, de acordo com a pesquisa Empresas de Home Care mais Admiradas. Qual foi o pontapé inicial para ingressar nesse ramo?
Há 22 anos, entendemos que era necessário outras opções de tratamento além do hospital. Tudo começou quando meu primo Waldemir Miranda Neto me convidou para ser sócia. A proposta era audaciosa: montar um negócio inovador na área de saúde, um home care. Éramos quatro sócios no início, mas depois os outros seguiram por caminhos diferentes. Antes, eu trabalhava com minha avó, fundadora e presidente do Hospital do Câncer de Pernambuco, Maria Esther Souto.

Como foi esse início? 
Foi um desafio, pois são muitos protocolos e processos, mas foi um grande aprendizado. Nós trouxemos uma empresa com metodologia americana, pois reconhecíamos a experiência da franquia nesta modalidade de atendimento e de desospitalização (continuidade do tratamento médico em casa), a partir disso, adaptamos o modelo e nos tornando uma empresa genuinamente pernambucana.  

Quais os desafios? 
Foram muitos, muitos mesmo. Primeiro que, mesmo passado todos esses anos, só temos uma liberalidade, não um direito contratual com planos de saúde e fontes pagadoras. Outro desafio é atender na casa do paciente, além de treinamento profissional, logística para descentralizar o atendimento, previsões de situações adversas, como alagamento, apagão e greves, controle de insumos, atendimentos excepcionais, além de tecnologia para esse tipo de serviço.

Crédito: Marlon Presotto/Divulgação

Como é o funcionamento da Interne?
Atualmente, atendemos no Recife e Região Metropolitana. Temos cerca de 1500 funcionários apenas com mão de obra em regime de CLT. Oferecemos oito serviços: Home Care (internação domiciliar e assistência domiciliar), APH (atendimento pré-hospitalar), Curabem (programa de lesão de pele e estomias) Durmabem (Polissonografia em domicilio), Fiqbem (prevenção e gerenciamento de doenças), Fiqbem Trabalho (gerenciamento de problemas de saúde que afetam o dia-a-dia do profissional), SIM (Serviço Interne Móvel para eventos) e Remoções. Temos também convênios e seguradoras que são nossos principais parceiros. Apenas “quarterizamos” empresas de oxigênio, esterilização, recolhimento de lixo e de tecnologia.

Qual a sua inspiração para trabalhar todos os dias? 
Cuidar de pessoas. E recebo em troca uma inspiração para trabalhar todos os dias, fora o reconhecimento da nossa empresa. É gratificante trabalhar em prol da saúde das pessoas. Mesmo em momentos difíceis da vida das pessoas é muito importante para nós podermos cuidar sempre da melhor forma possível, na saúde, na educação e no social. O projeto da Interne será sempre de gente e para gente.  

Crédito: Bosco Lacerda/Negócios PE

Há uma regulamentação para o mercado Home Care?
Existe regulamentação de alguns órgãos, como a Anvisa, através da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 11 que propõe Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços que prestam Atenção Domiciliar. Mas a dificuldade são os aspectos de inclusão contratual entre usuário e fonte pagadora. Na minha opinião, as regras deveriam ser claras  para evitar desentendimentos entre as partes.

Como funciona o Instituto do Sono?
Sim, precisamos ajudar as pessoas a cuidar melhor de si, e o sono é um dos aspectos mais importantes para o equilíbrio da saúde e de um funcionamento do nosso sistema humano, desde a imunidade ao equilíbrio físico e emocional. Ele surgiu a partir da necessidade de 1/3 da população em melhorar a qualidade do sono. Ele funcionará atrelado ao programa do Durmabem, acrescido de exames necessários realizados no hospital e equipes especializadas. Tudo isso formará o conjunto do sono perfeito.

Crédito: Marlon Presotto/Divulgação

Qual a diferença entre esse novo projeto e o que já está em andamento, Durma Bem? 
O Durmabem é um dos produtos da Interne. Hoje, o maior foco dele é a realização de exames de polissonografia de forma domiciliar. Ele foi redimensionado em alguns projetos, todos destinados a propor qualidade de sono à população. O Instituto do Sono vem a ser um desses projetos. Passaremos a ofertar a possibilidade do estudo do sono em uma estrutura especializada, com equipamentos de última geração e profissionais exclusivos. Além do Instituto do Sono, em 2019 o Durmabem estará envolvido com projetos para qualidade de sono infantil, nas escolas, nas empresas, dentre outros. Seremos referência em sono, esse é a meta do Durmabem.

E o Interne Educação, como funciona? 
É uma escola técnica voltada para construir carreiras para profissionais técnicos de enfermagem, fornecendo maior especialização, e o nosso diferencial: educamos na nossa grade curricular algumas matérias que julgamos serem fundamental ao bom profissional, como ética, atenção domiciliar, farmacologia, engajamento social e humanização em saúde. Existe também reciclagem em diversas áreas de atuação e cursos livres na área da saúde.  

Tem algum plano em vista?
Sim, muitos. Estamos estudando um novo projeto: construir uma moradia para pessoas idosas (sênior living) com estrutura completa de entretenimento, atividades de integração e saúde para um envelhecimento saudável e socializado com outros idosos. Mas nosso maior plano é cuidar de pessoas da melhor forma possível.

 

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post