Dia da Massa: confira cinco restaurantes para comemorar a data no Recife

Dia da Massa: confira cinco restaurantes para comemorar a data no Recife

Foto ilustrativa – Crédito: Pixabay/Divulgação

Hoje é dia da massa e nada melhor do que celebrar comendo um bom macarrão ou uma pizza bem saborosa. O prato é uma das unanimidades gastronômicas mundiais e no Brasil é o maior sucesso, o país está entre os que mais o apreciam. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMA), o Brasil se mantém há anos entre os cinco maiores consumidores de macarrão do mundo. Em 2017, o levantamento relevou que o país agora ocupa a terceira posição, atrás somente dos Estados Unidos e da Itália. Em comemoração, selecionamos cinco dicas de restaurantes especialistas na famosa culinária italiana. Confira:

Fabbrique Pastifício

Crédito: Divulgação

A casa traz um menu artesanal elaborado a base dos clássicos ingredientes: farinha de trigo, água e às vezes ovos. Além de molhos caseiros. O cardápio é assinado pelo chef Leo Coimbra e serve desde as tradicionais massas longas fettuccine e espaguete até raviólis, sfogliati, nhoques, rotoloni e tortelli. Além dos tradicionais filé à parmegiana e a lasanha à bolonhesa. Destaque para o fettuccine com camarão ao molho pesto. O prato vem com a pasta grano duro, tomate cereja, molho pesto, farofa crocante de pão e folhinhas de manjericão. O restaurante fica localizado no Poço da Panela. 

La Tratoria

Crédito: Instagram/Reprodução

A La Tratoria é uma referência quando se fala em massa, e a marca conta com três unidades: Porto de Galinhas, Boa Viagem e Parnamirim. Com cardápio repaginado, destaque para: fettuccine Alfredo com camarões. A classica elaboração deixa de lado o frango característico acompanhante do Alfredo e ousa na escolha da proteina, se tornando sucesso de pedidos. Para clientes que desejam seguir dietas diferenciadas, a opção Penne Oriental é a mais recomendada: camarões grelhados com alho, cebolinhas em leque, pimentas biquinho e óleo de gergelim torrado. Outra novidade é o prato Lazagnette de abobrinhas com ricota temperada, molho artesanal de tomates e gratinada com mix de queijos. Esse é típica preparação com tiras largas de massa de farinha de trigo entremeadas com um recheio conhecida no Brasil por Lasanha.

Oleiro Cozinha Artesanal
O mais novo da lista, o Oleiro, abriu as portas em julho deste ano, mas já se tornou referência em culinária artesanal de qualidade. Voltado para as raízes brasileiras, o restaurante faz interpretações contemporâneas de pratos regionais, além de se destacar na produção de massas não tradicionais. Para quem deseja comer uma receita sem glúten, a dica é o macarrão de palmito pupunha à carbonara com filé curado no molho de vinho tinto. O prato faz referência direta ao espaguete carbonara, um dos pratos mais tradicionais da Itália. O menu é assinado pelo chef Caludemir Barros e está localizado na Tamarineira.
Riso

Crédito: Luciana Ourique/Divulgação

O Riso é famoso pelo espaguete à carbonara trufado. Mas o menu assinado pelo chef Miguel Castillo traz a sua versão do fideuá, prato que é uma versão da paella só que em vez do arroz, leva macarrão. Também de origem valenciana, a receita conta com mexilhões, lagosta, camarão, lula, polvo, lambreta, páprica e açafrão, e serve duas pessoas. Outro destaque é a lasanha artesanal, um dos mais pedidos do cardápio. O restaurante fica localizado no bairro Encruzilhada.

Spoleto

Crédito: Instagram/Reprodução

Em comemoração a data, a rede de culinária italiana Spoleto separou um mimo para agraciar os clientes. O presente vem diretamente da Itália, serão 50 mil pacotes de 200g de grano duro do corte Penne, o carro chefe da empresa, que carrega o selo da La Molisana. Durante todo o dia, o cliente que comprar uma refeição (incluindo saladas), em qualquer um dos 353 restaurantes da franquia, ganhará um pacote para fazer a receita que desejar em casa. A La Molisana, fornecedora de massas da Spoleto, é uma marca tradicional italiana criada em 1912. Sua fábrica localizada em Molise, na Itália, tem 10 linhas de produção com capacidade de produzir cerca de 450 toneladas de massas por dia.

 

Compartilhe este post