Plataforma cadastra voluntários para ajudar vítimas de desastre em Brumadinho

Plataforma cadastra voluntários para ajudar vítimas de desastre em Brumadinho

Crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Visando ajudar a população do município de Brumadinho (MG), atingida pelo rompimento de barragens da Vale no Córrego do Feijão, a ONG Transforma Brasil está convocando voluntários. A ação de emergência é fruto de uma parceria com a ONG mineira Emissão Hope. A maior necessidade é enviar psicólogos, médicos, assistentes sociais e voluntários para ajudar na limpeza e separação de donativos do local. Igrejas, ONGs, empresas e governos também podem disponibilizar voluntários através da plataforma para ajudar nas buscas e na arrecadação de água, roupas e alimentos. 

Uma equipe do Transforma Brasil já foi enviada à cidade de Brumadinho para dar suporte às organizações que precisam de voluntários. Pelo menos 350 profissionais devem começar a atuar a qualquer momento. Desde que a tragédia aconteceu, o pernambucano Fábio Silva, que esteve no local, revela que mais de 12 mil voluntários de todo o país se cadastraram. As inscrições estão podem realizadas no site da Transforma Brasil, mas para preservar a segurança e integridade dos voluntários, a convocação está sendo realizada aos poucos, respeitando as orientações dos órgãos de defesa civil. 

A plataforma Transforma Brasil,criada a partir da atuação da ONG Novo Jeito, da plataforma Transforma Recife e do Porto Social, tem seis anos de atuação e já possui mais de vinte mil voluntários cadastrados. A iniciativa nasceu para cruzar os dados de quem quer ajudar com quem precisa de ajuda. Voluntários já atuaram em emergências naturais, como as enchentes que devastaram vários estados do Nordeste em 2010 e 2017.

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post