Os 100 anos do Movimento Bauhaus

Os 100 anos do Movimento Bauhaus

Crédito: BAUHAUS-ARCHIV BERLIN

A escola de arte vanguardista, a Bauhaus, completou este mês 100 anos de existência. A Bauhaus é conhecida por ser uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado de Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. 

Criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, na Alemanha, a  Bauhaus revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto. Foi pioneira na visão da interdisplinaridade das artes reunindo todas elas, entre as quais, arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Linhas retas, geometrização das formas e simplificação dos volumes são características marcantes.

Hoje, estudantes de todo o mundo vão estudar na instituição que a sucedeu, a Universidade Bauhaus, em Weimar. Com cerca de 4.080 estudantes de 70 países, ela é uma das universidades mais internacionais da Alemanha. Desde 1996, os prédios da Bauhaus em Weimar e Dessau são Patrimônio Mundial da Humanidade e atraem tanto turistas quanto estudantes.

Compartilhe este post