Roteiro: versões da Paixão de Cristo são encenadas em Pernambuco

Roteiro: versões da Paixão de Cristo são encenadas em Pernambuco

As Paixões entram em cartaz no Recife, Olinda, Paulista e no Agreste do estado – Crédito: Divulgação

No feriado da Semana Santa, é tradição resgatar a história de Jesus e recontar os acontecimentos inspirados na bíblia através de espetáculos teatrais. Por isso, o Blog João Alberto reuniu um roteiro com as principais encenações da Paixão de Cristo em Pernambuco, que remontam no palco a morte e a ressurreição de Jesus. Confira:

Jesus, a luz do mundo – A nova Paixão do Recife (Marco Zero, Bairro do Recife)
A montagem inédita tem texto e direção de Carlos Carvalho e é promovida pela Apacepe com o apoio da Prefeitura do Recife. Serão mais de 43 atores e 10 figurantes em cena e o ator Bruno Garcia no papel de Jesus, além de Germano Haiut como o diabo. As apresentações ocorrem no de sexta-feira (19) a domingo (21), sempre às 18h e são abertas ao público.

Paixão de Cristo de Casa Amarela (Sítio da Trindade, Estrada do Arraial, N° 3259 – Casa Amarela)
O homenageado da 17º edição do espetáculo é o bispo D. Helder Câmara. A Paixão de Cristo de Casa Amarela reúne cerca de 80 atores e figurantes e contará com três novos cenários. O evento tem a direção de Ulisses José do Nascimento, e produção geral de José Muniz da Silva Moura, que interpreta há 16 anos o papel de Judas Iscariotes. A expectativa é receber mais de 30 mil pessoas. A peça será encenada de quinta-feira (18) a sábado (20), a partir das 20h, no Sítio da Trindade. A entrada é gratuita, mas a organização pede doações de alimentos não perecíveis.

Paixão de Cristo de Pimentel (Praça do Carmo, Sítio Histórico de Olinda)
Reverenciando o ator e diretor José Pimentel, que interpretou Cristo por 40 anos, o espetáculo será encenado pela primeira vez na Praça do Carmo, no Sítio Histórico de Olinda. Com caráter de releitura, as apresentações seguem o mesmo desenho, a fim de não perder a essência deixada pelo criador. Este ano, o ator Hemerson Moura, vai assumir o papel de Cristo. O diretor José Francisco Filho promete uma Paixão com ar minimalista e revolucionário, tornando o espetáculo mais contemporâneo. O elenco conta com 80 atores e 100 figurantes. A entrada é gratuita e as apresentações serão de quinta-feira (18) a domingo (21), a partir das 20h.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (Cidade-Teatro, Brejo da Madre de Deus)
O espetáculo a céu aberto é dirigido por Carlos Reis e Lúcio Lombardi e se destaca todos os anos pelo dinamismo e impacto das cenas. Neste ano, celebra seus 52 anos de exibição na cidade-teatro e traz no elenco nomes como Juliano Cazarré no papel de Jesus, Gabriel Braga Nunes como Pilatos, Priscila Fantin interpretando Maria, Ricardo Tozzi como Herodes e Bruno Lopes representando o apóstolo João. Ao todo, cerca de 450 atores participam da montagem. A Paixão estreou no sábado (13) e terá sessões até o dia 20 de abril. Os ingressos custam a partir de R$50, à venda no site e na bilheteria do evento.

Paixão dos Camarás (Praça de Eventos de Camaragibe, bairro da Vila da Fábrica)
A tradicional Paixão de Camaragibe promete surpreender o público com nova gravação de vozes e cenários. Com mudanças no roteiro assinadas ator Juvino Agner, a figura do bem será representada pelo conhecimento, interpretado por um senhor sexagenário, já a ignorância será encenada por um adolescente. As apresentações ocorrem de sexta-feira (19) a domingo (21), a partir das 19h30. A entrada é gratuita. 

A Paixão de Cristo de Maranguape II (No campo da rua 103, Maranguape II, Paulista)
A paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e o Grupo de Arte e Cultura Unidos pela Fé (GACUF) são os responsáveis pela organização do evento. Com apresentação única nesta sexta-feira (19) às 19h a montagem conta 100 atores e é produzida por jovens do bairro. A organização pede doações de alimentos não perecíveis. 

Pelos olhos das Marias (Praça da Paixão, Moreno)
A 9ª edição do espetáculo da Paixão de Cristo de Moreno, trás um enredo onde o público pode acompanhar os passos de Jesus Cristo desde o momento em que o anjo anuncia para Maria de Nazaré a vinda do Messias, até os últimos dias dele, com a Crucificação e a Ressurreição. O diferencial desse ano é que os acontecimentos  são retratados pela ótica de mulheres fortes que cruzaram a história de Jesus, como Maria Iscariotes (Mãe de Judas), Maria Cláudia (esposa de Pôncio Pilatos), além de Maria Madalena. A tradicional encenação acontece de 18 a 20 de abril, na Praça da Paixão, sempre às 20h, e é gratuita.

 

 

 

Author: Marina Simões

Compartilhe este post