Porto: uma cidade encantadora

 

PORTO (Via TAP): Aproveitei esta semana em Portugal, para rever o Norte, uma região belíssima, onde estive muitas vezes, especialmente em voos dos Amigos do Porto, com alguns dias em Lisboa querida. Fiz a viagem de Lisboa ao Porto no carro de Alberto Ferreira da Costa. São 300 quilômetros, percorrendo lindas regiões e cidades como Coimbra, Aguieda, Óbidos. Com parada em Mealhada, cidade famosa pelos seus pratos de leitão, servido em vários restaurantes, a começar dos premiados Rei dos Leitões e Pedro dos Leitões. Tudo por uma rodovia impecável, mas que cobra muitos pedágios, o que os portugueses reclamam muito. Para dar um exemplo, para ir de Lisboa ao Porto são 30 euros (R$ 140).

Ponte Dom Luiz

         A cidade vive em permanente crescimento e é a segunda preferida por brasileiros para  morar, com apartamentos que são comparáveis aos da capital. Com 250 mil habitantes, fica às margens do rio Douro, tendo uma região metropolitana com 3,5 milhões de pessoas, em 17 cidades. A maior delas fica exatamente em frente, Vila Nova de Gaia, que tem 300 mil habitantes. As duas cidades são unidades por três pontes, a mais famosa delas a Dom Luiz, uma impressionante construção em ferro, que tem projeto de Gustave Eiffel e inaugurada em 1888.

Ribeira do Porto

         Havia uma rivalidade entre as duas cidades, que têm administrações separadas, mas recentemente está havendo mais união, inclusive porque os turistas ficam em hotéis espalhados pelas duas cidades. Um impressionante número de hotéis. Um claro exemplo será na Festa de São João, a mais famosa do Norte de Portugal. Antes, as duas cidades faziam cada uma um show pirotécnico. Neste ano, se uniram e prometem fazer algo inesquecível.

Vila Nova de Gaia

         A região do Porto localizada às margens do Douro e bem no centro histórico da cidades é a Ribeira, considerada Patrimônio Histórico da Unesco, com incontáveis edifícios históricos, que mantêm suas características originais, graças a rigorosas leis da Prefeitura. Por manter ligação comercial através do rio Douro, a região proporcionou o crescimento e desenvolvimento da cidade. Em sua volta, vários edifícios históricos, como o Palácio da Bolsa e diversos restaurantes, hotéis e charmosas pousadas. É, sem dúvida, a área nobre, a melhor para ficar. Uma curiosidade: a melhor vista da cidade do Porto é em Vila Nova de Gaia, especialmente do Mosteiro da Serra do Pilar, que fica no alto e pode ser acessado por um teleférico.

Porto à noite

Centro da Cidade

ribeira

Parte antiga

ribeira

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post