Agueda: O charme de uma pequena cidade de Portugal

Fotos: Sheila Wanderley/

Águeda é uma pequena cidade do distrito de Aveiro, em Portugal, com apenas 11 mil habitantes. Porém se tornou um grande polo de turismo, atraindo visitantes do mundo inteiro. Tudo em função ao seu cartão postal: as sombrinhas coloridas. Que alegram de uma forma muito particular as ruas no verão e marcam o principal evento cultural promovido pela Câmara, o AgitÁgueda, desde 2012.

Já tinha visto fotos dos guarda-chuvas coloridos em algum lugar do mundo, ou no instagram. Pois saiba que ela começou como a instalação “Umbrella Sky Project” que fez parte do AgitÁgueda e desde então volta todo ano durante o verão para alegrar a vida dos moradores e turistas de Águeda e já foi também enfeitar várias cidades pelo mundo. Quando estiver em alguma parte do mundo e vir os guarda-chuvas coloridos, lembre-se de uma cidadezinha pequena de Portugal onde tudo começou!

Se você estiver visitando Portugal de carro, como era meu caso,  Águeda fica antes de Aveiro se você estiver subindo por Lisboa ou depois de Aveiro se estiver descendo do Porto. A cidade é pequena, mas cheia de charme. Não apenas pelos guarda-chuvas, mas por outros detalhes da ambientação, como charmosas bikes.

 

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post