Bacurau vence três categorias no Festival de Cinema de Lima

Bacurau vence três categorias no Festival de Cinema de Lima

Créditos: Divulgação

Após vencer o Prêmio do Júri de Cannes e Melhor filme no Festival de Cinema de Munique, o filme dos pernambucanos Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, Bacurau, leva mais três títulos para coleção. O longa venceu nas categorias Melhor filme, Melhor direção e Crítica internacional no Festival de Cinema de Lima, no Peru, que aconteceu entre os dias 9 e 17 de agosto.

A primeira exibição do filme foi no Festival de Cinema de Gramado, na noite da última sexta-feira (16), onde houve gritos contra censura, elogio ao Nordeste e pedido de valorização da arte. “Somos profissionais da cultura e exigimos respeito”, disse o diretor Kleber Mendonça Filho, antes da exibição, e da plateia surgiam manifestações. Neste sábado (17), vários cinemas no país anteciparam uma pré-estreia exclusiva do filme, no Recife, os cinemas dos shoppings RioMar, Guararapes, Patteo Olinda, Rosa e Silva, Tacaruna e Recife realizaram a exibição, além do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Museu.

O filme conta a história de uma cidade fictícia chamada Bacurau, no sertão nordestino, onde a população sofre uma série de misteriosos ataques após uma figura importante na cidade, dona Carmelita, falecer. O suspense, mesclado a ficção científica, é enigmático e assíduo em sua mensagem, ressaltando a força de um povo esquecido: o nordestino. Acompanhado de um humor ácido, não só discute as diferenças regionais do país, como também de gênero e classe. Com belíssimo trabalho de atuação, Sônia Braga brilha mais do que nunca no projeto ambicioso, que agora está concorrendo no Prêmio Goya, considerado o Oscar da Espanha.

Também haverá uma pré-estreia com presença dos diretores e elenco no Cinema São Luiz, próximo sábado, dia 24 de agosto, entretanto, as vendas dos ingressos esgotaram em menos de duas horas. A estreia oficial é no dia 29 de agosto nos cinemas brasileiros. 

Author: Alice Carvalho

Compartilhe este post