Em tom de protesto, Bacurau lota Cinema São Luiz em noite de pré-estreia 

Em tom de protesto, Bacurau lota Cinema São Luiz em noite de pré-estreia 

Equipe completa de Bacurau em pré-estreia no Cinema São Luiz, no Recife – Créditos: Juarez Ventura.

“O impacto de uma obra de arte não pode ser subestimado”, disse Kleber Mendonça, um dos diretores de Bacurau em entrevista ao Blog João Alberto, na coletiva do filme que aconteceu na manhã deste sábado (24). De fato, o pernambucano não poderia estar mais certo, pois na noite de pré-estreia o Cinema São Luiz foi lotado por recifenses ansiosos para assistir o filme, público de cerca de duas mil pessoas, e prestigiar o elenco do longa ganhador do Prêmio do Júri em Cannes.  

Elenco de Bacurau posando para fotos na entrada da sessão inicial do filme que aconteceu na noite deste sábado – Créditos: Juarez Ventura.

A maior parte dos atores estavam presentes para prestigiar a sessão oficial do filme com público recifense. Sônia Braga, Bárbara Colen, Thomás Aquino, Luciana Souza, Márcio Fecher e Jota Black foram alguns dos atores que marcaram presença no evento, como também a estrangeira Ali Willow, que estava se comunicando em português com o público. Antes da sessão, a equipe completa subiu ao palco para se apresentar, e alguns atores se manifestaram contra os recentes cortes de verbas da Ancine, com isso, receberam aplausos e mais protestos contra os cortes. Juliano Dornelles, também diretor de Bacurau, agradeceu ao público e Kleber dedicou a sessão a lembrança de sua juventude assistindo filmes nos cinemas independentes de Recife. 

 

Público convidado esperando a primeira das duas exibições de Bacurau que aconteceram na noite – Créditos: Juarez Ventura.

Bacurau é um filme que conta a história de um povoado, localizado no sertão de Serra Verde, que começa a ser brutalmente atacado por forças misteriosas. Sendo assim, a história gira em torno do nordestino, exaltando sua narrativa como algo poético, e até glorioso, mas acima de tudo lhe dando a visibilidade que ele não tem nem fora e nem dentro do próprio país. O longa também passeia por outras questões sociais e morais, estas que assolam o país há muito tempo, de acordo com Dornelles. Além da premiação em Cannes, o filme também conquistou títulos no Festival de Cinema de Munique, na Alemanha, no Festival de Lima, no Peru, e agora está concorrendo ao Prêmio de Goya, considerado Oscar da Espanha. Juliano disse, em coletiva, acreditar que Bacurau é o filme brasileiro de maior prestígio internacional, e que poderiam muito bem representar o país no Oscar de 2020. 

Author: Alice Carvalho

Compartilhe este post