Após 18 anos do 11 de setembro, HBO exibe documentário

Após 18 anos do 11 de setembro, HBO exibe documentário

Memorial 11 de Setembro – Crédito: Pixabay/Reprodução

Um dia que ficou marcado no mundo inteiro. Já se passaram 18 anos dos atentados de 11 de Setembro, que destruíram as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC) em Nova York e mataram milhares de pessoas. Para relembrar a tragédia, a HBO exibe hoje às 22h, o documentário À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant.

Dirigido e produzido por Amy Schatz (Song of Parkland, The Number on Great-Grandpa’s Arm e An Apology to Elephants), vencedora de sete prêmios Emmy, o aprodução de 31 minutos mostra depoimentos de oito ex-estudantes da Stuyvesant. Eles eram adolescentes em 2001 e tiveram sua vida alterada para sempre pela tragédia.

O filme conta, por exemplo, que quando os alunos, muitos deles imigrantes, saíram para as ruas, tentaram encontrar uns aos outros e ficarem juntos. Mostra, também, o medo que sentiram de sofrer alguma retaliação e conta que dois deles, Himanshu Suri e Taresh Batra, andaram pelas ruas com uma mulher usando hijab que foi amaldiçoada por homens. Em outro depoimento, Mohammad Haque, filho de imigrantes de Bangladesh, lembra que teve a noção de que estava em uma zona de conflito quando ele ligou para seu pai que implorou ao telefone: “por favor, apenas sobreviva”. O documentário mostra como o episódio moldou a vida desses jovens e alternou a noção do “sonho americano”, e como este dia continua moldando o mundo hoje.

 

Author: Marina Simões

Compartilhe este post