Dicas para um sono perfeito

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que as pessoas durmam cerca de 8 horas por noite. No entanto, de acordo com os dados da Associação Brasileira do Sono, aproximadamente 60% dos brasileiros tem menos de 7 horas de sono.

Além de afetar o metabolismo, a privação de uma noite bem dormida pode refletir diretamente na saúde, pois dormir pouco pode causar esgotamento, prejudicar a atenção e memória e afetar ainda a circulação sanguínea e coração, entre diversos outros sintomas.

Conheça alguma  dicas que prometem garantir a tão merecida e tranquila noite de sono:

  • Estabeleça uma rotina.Se possível, durma e acorde no mesmo horário. Caso goste de aproveitar o fim de semana para descansar, não passe mais que 1 hora na cama.  
  • Evite o consumo de alguns alimentos. Chá mate, refrigerantes, bebidas alcóolicas e com alto teor de cafeína podem aumentar a ansiedade. Assim como comidas apimentadas e chocolates.
  • Aposte em um banho morno. Quando o corpo está preparado para dormir, a sua temperatura pode cair. Nesse caso, um banho relaxante pode ajudar a estimular o sono.
  • Desconecte-se. Desligue celulares, computadores e televisão pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Coma algo leve.Banana, maçã, alface, aveia, chás de camomila e erva-doce, além de leite morno com mel favorecem uma boa noite de sono.  
  • Som ambiente. Para criar um ambiente calmo e convidativo, aposte em músicas relaxantes em um volume baixo.
  • Escureça tudo. Certifique-se que cortinas ou venezianas estão totalmente fechadas e bloqueando a luz externa.

 

Author: João Alberto

Compartilhe este post

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.