Papo de Segunda grava programas no Recife com convidados locais

Papo de Segunda grava programas no Recife com convidados locais

 

O quarteto, composto por Chico Bosco, João Vicente de Castro, Emicida e Fábio Porchat. Lenine entre os convidados – Foto: Reprodução/@instabrennand/Instagram

O programa Papo de Segunda, do canal por assinatura GNT, desembarcou no Recife para a gravação da sua temporada de verão 2020. Ao todo, foram três episódios gravados na cidade, trazendo convidados locais, como a cantora e atriz Clarice Falcão e sua mãe, a roteirista Adriana Falcão; o cantor Lenine; o ator Renato Góes e a rainha da ciranda, Lia de Itamaracá. 

Na capital pernambucana, o cenário escolhido para as gravações foi a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O  conjunto arquitetônico, que abriga centenas de obras de arte do ceramista Francisco Brennand, fica localizado em meio à mata atlântica, como um refúgio em meio à realidade caótica do centro urbano do Recife. 

A atração é comandada pelo humorista Fábio Porchat, que toda segunda-feira, discute temas da atualidade com o ator João Vicente de Castro, o filósofo Chico Bosco e o rapper Emicida. O quarteto, sempre bem entrosado, compartilha diferentes pontos de vista sobre os mais variados assuntos, sempre de forma leve e divertida, trazendo convidados e especialistas para agregar conhecimento ao debate.

Papo de Segunda em ação na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. O ator Renato Góes foi um dos entrevistados – Foto: Bettina Novaes Ferraz/DP

Em entrevista ao Blog João Alberto, João Vicente, único integrante presente desde a primeira temporada do Papo de Segunda, falou sobre os desafios de se fazer um programa de debates com tantas visões distintas. Para ele, o segredo está em dar lugar de fala ao outro. “Mesmo quando nossas opiniões divergem, que é na maioria das vezes, nós tentamos entender, escutar (os colegas). Ouvir é muito importante, a gente ouve muito”, revela o ator e apresentador sobre a convivência com Porchat, Chico e Emicida. 

“Nós somos muito amigos, por acaso, mas as pessoas têm que exercitar o debate sem agressão, sem violência”, comenta ainda sobre sua relação com os parceiros de trabalho. “A gente tá numa fase no Brasil, no mundo até, em que o diálogo tá se escafedendo. A gente tá falando pouco, conversando pouco, cada vez mais na sua redoma, sem se conectar com quem está do outro lado”, completa o apresentador, refletindo a respeito da intolerância de pensamento na sociedade atual. 

O ator e apresentador João Vicente de Castro – Foto: Bettina Novaes Ferraz/DP

Ainda segundo João Vicente, outro desafio na apresentação do semanal é se manter bem informado para a “discussão não ser rasa”. “A gente não pode se descolar da realidade, do que está acontecendo. A gente tem que ser responsável nas coisas que diz, mesmo que não seja o certo ou o errado”, explica ele. “Nós nunca falamos de um tema sem saber minimamente a respeito. Se vamos debater um assunto e tem um livro bacana sobre ele, nós vamos ler o livro”, dá o exemplo. 

Mas, além de todos esses cuidados, para fazer a atração dar certo, existe um importante detalhe: não se colocar como especialista, mesmo após estudo sobre os temas debatidos.  “O grande lance do Papo de Segunda é representar a pessoa que tá assistindo sentada no sofá. Esse é o desafio: trazer a rua para cá, a discussão do bar, a discussão que tá acontecendo na casa das pessoas e debater aqui”, finaliza João Vicente. 

Além do Recife, o programa terá quatro episódios gravados em Salvador, onde foi realizada a primeira temporada do Papo de Verão, exibida no início deste ano. A atração vai ao ar entre o meses de janeiro e março de 2020.

Author: Bettina Novaes

Compartilhe este post