Lançamento do livro Sociedade Pernambucana e 50 anos de Colunismo Social de João Alberto

Lançamento do livro Sociedade Pernambucana e 50 anos de Colunismo Social de João Alberto

Foto: Bruna Costa/DP FOTO

Os 50 anos de colunismo social do jornalista João Alberto Martins Sobral foram celebrados na noite desta terça-feira (3), na mesma ocasião do lançamento da 37ª edição de seu livro A Sociedade Pernambucana. Abusando de tons de dourado e recortes de jornal, a festa iluminou a Arcádia Paço Alfândega e reuniu autoridades e grandes nomes do mundo empresarial, social e jurídico. A sessão de autógrafos teve início pontualmente às 19h e se estendeu até depois das 23h. Todos os convidados saíram com dedicatórias individuais em seus exemplares, escritas com muito carinho e atenção, muitas vezes resgatando boas lembranças do colunista. O livro, editado pela EBGE há 37 anos, e este ano com projeto gráfico da Ampla, se tornou uma fonte de consulta importante em redações de jornais, órgãos públicos, cerimoniais e empresas, para várias categorias profissionais que precisam de contatos e informações precisas.

Em sua bodas de ouro, o colunista João Alberto compartilha a sensação de dever cumprido e felicidade. “É uma noite de muita emoção. Fico feliz de ver a Arcádia tão bonita e tão prestigiada, com muitos amigos e pessoas que realmente gostam da coluna por tantos e tantos anos. É muito especial para mim”, disse João. A organização ficou por conta de sua esposa, Sheila Wanderley que há três meses vem trabalhando intensamente e pensando em cada detalhe da festa. O cerimonial ficou por conta de Tatiana Marques, que completa 11 anos realizando o evento.

Sheila Wanderley, a primeira-dama Cristina Mello, João Alberto e o prefeito Geraldo Julio. Foto: Andrea Rego Barros/PCR

O primeiro convidado a receber a dedicatória de João Alberto foi o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que destacou que o colunista é uma “unanimidade”. “O Recife inteiro admira e gosta dele. Um jornalista que sempre prega a união, a paz. Une e nunca divide. Todos os anos eu registro isso. Especialmente nessa edição eu ressalto que os 50 anos de coluna mostram exatamente isso. Ninguém passa 50 anos exercendo uma função se não for uma pessoa que faz bem, ajudando e contribuindo com uma sociedade melhor. Isso me marca muito em sua personalidade”, pontuou. Ao longo dos anos, ele acompanhou, ao menos, onze edições do livro Sociedade Pernambucana.

O governador Paulo Câmara recebe dedicatória de João Alberto. Foto: Marina Simões/DP

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também fez questão de comparecer ao evento. “Prestigiar João Alberto é também prestigiar sua forma de fazer jornalismo. Um jornalismo que faz bem para Pernambuco e para o Brasil. Ele sempre valoriza muito o nosso turismo, sabendo que é uma forma de desenvolvimento para que Pernambuco seja um estado melhor”, afirmou. Armando Monteiro e Cadoca estão entre os políticos que também compareceram ao evento, além de nomes como João Carlos Paes Mendonça; a secretária de turismo do Recife, Ana Paula Vilaça; Roberta Jungmann; Mirella Martins; Fernando Machado; Herácliton Diniz; Jorge Petribú; Boris Berestein e Katia Peixoto.

Sheila Wanderley, João Alberto e a colunista social Roberta Jungmann. Foto: Marina Simões/DP

Sheila Wanderley, a colunista social Mirella Martins, João Carlos Paes Mendonça e Auxiliadora. Foto: Marina Simões/DP

João Alberto ladeado pelo presidente e diretores do Grupo Diario de Pernambuco. Foto: Marina Simões/DP

O presidente, diretores, repórteres e editores do Diario de Pernambuco também fizeram questão de prestigiar o colunista. “João Alberto é um professor, um mestre. Usando uma palavra que está na moda, um mito. Sua coluna traz informações essenciais para se atualizar sobre a sociedade pernambucana. Ele é uma pessoa extremamente bem informada”, salientou Sérgio Jardelino, diretor executivo do Grupo Diario de Pernambuco. A editora-executiva do Diario, Paula Losada, ressalta a satisfação de trabalhar há 30 anos ao lado do jornalista. “É um orgulho imenso trabalhar com João Alberto esses anos todos. Fazer 50 anos de colunismo social é um grande feito para a imprensa brasileira e João é uma pessoa incansável, continua hoje fazendo a coluna com o mesmo entusiasmo e a mesma dedicação que fez quando começou a carreira”, afirmou. 

De acordo com o editor do livro e presidente da EBGE, José Ubiracy, a publicação inspirou outras editoras em diversos estados. “Temos cerca de 4500 colunáveis nessa edição. É um prazer comemorar esses 50 anos de jornalismo com um querido amigo. João é uma pessoa íntegra e generosa. Esse é um evento monumental, uma comemoração extraordinária para o jornalismo pernambucano”, disse Ubiracy.

Ana Clara Sobral, da banda Santa Clara. Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO

Sheila Wanderley e João Alberto. Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO

A decoração da festa ficou por conta de Fabiano Reis, Sílvio Medeiros e Odete Souto que além do dourado predominante, trouxe muitos elementos do jornal impresso em referência aos 50 anos de colunismo de João Alberto. Os aventais dos garçons do Arcádia eram réplicas de antigas colunas, os músicos das bandas e todo o cerimonial também vestidos com o emblema dos 50 anos de colunismo de João Alberto. Exemplares do suplemento especial dos 50 anos da coluna, publicados junto com a edição desta terça-feira (3) no Diario de Pernambuco, estavam espelhados pela casa de festa e foram entregues aos convidados ao fim do evento. 

O buffet ficou a cargo da Arcádia, comandado pessoalmente por Celinha Batista. Os doces presentes nas bandejas das mesas dos convidados foram assinados por Lana Bandeira, Benta Brigaderia, Malu Sweets, Oficina Otavianas, Norma Almeida, Lucinha Cascão, Alice Carapeba, Anna Corina e Dani Morais. E o bolo, com cobertura representando páginas de jornais e velas sinalizando os 50 anos, foi uma criação de Jéssica Pires. O coquetel incluiu Scotch, cervejas e refrigerantes da Ambev, café da Lavazza, água mineral Serra Branca, drinques da Pitu, vinhos de Licínio Dias e Grand Cru. Na pista de dança, a banda pernambucana Santa Clara e o DJ Magal garantiram a animação dos convidados.

O sorteio dos prêmios. Foto: Marina Simões/DP

Durante a festa, uma cabine fotográfica da Mercearia das Ideias estava disponível para realizar e revelar fotos dos convidados na hora. Em uma breve pausa no tradicional momento de autógrafos, João Alberto sorteou para os convidados passagens aéreas da Copa Airlines, relógio da Clock’s e fins de semana em resorts da Costa Dourada.

A festa contou com a colaboração de empresas amigas, entre elas Hospital Português, Toyolex, JCPM, Shooping Recife, Copérgás, Ícone, Frisabor, Moura Dubeux, ASA, Santé, Pontestur, Agrodan, Capricce, Bóris Berenstein, Agemar, Galo da Madrugada, Tecon Suape e Masterboi. Além de Liserve/Preserve, Mano Som, Bandeirantes Outodoor, Pitu, Dona Wilde, Dani Morais Doces, Enotel, Ateliê Vivi Carvalho, Rota do Mar, Alouer Locação, Tatiana Marques, Village Hotel, Hotel Sheraton Reserva do Paiva, Monserraz, Secretaria de Defesa Social, Celpe e CTTU.

Author: Juliana Aguiar

Compartilhe este post