Bolsonaro recua no visto para os chineses

O governo Bolsonaro recuou do anúncio de isenção de vistos para chineses, feito pelo presidente Jair Bolsonaro em visita oficial a Pequim, em outubro, e disse neste sábado que a proposta está sendo estudada pelo Itamaraty.

A afirmação foi feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que representou o pai em conversa com jornalistas após um banquete oferecido pelo governo da Índia à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, em Nova Déli. O deputado participou dos restritos encontros bilaterais de Bolsonaro com o primeiro ministro Narendra Modi e o o presidente indiano Ram Nath Kovind.

“Os dois (isenção de vistos para chineses e indianos) estão meio que sendo trabalhados ao mesmo tempo”, disse o deputado, após ser perguntado sobre a situação do plano de isentar indianos da necessidade de vistos. A decisão em relação aos chineses era dada como certa em entrevistas do presidente, do ministro de relações exteriores, Ernesto Araujo, e nos veículos da imprensa oficial.

Agora, Eduardo Bolsonaro disse que “os dois estão em estudo” e que “não há um prazo” para o anúncio.

“Na minha visão como deputado, nós é que vamos nos aproveitar dessa situação, eles é que vão gastar os dólares lá. A gente só precisa tomar cuidado com os efeitos reflexos disso”, afirmou, dizendo que indianos “dificilmente vão entrar no Brasil como turistas e depois ficar no país”.

Author: João Alberto

Compartilhe este post