Mulheres em desvantagem nos direitos autorais

Mulheres estão em desvantagem na arrecadação de direitos autorais. Maioria delas está no Sudeste do país. Foto: FreePik/Divulgação

Há somente dez mulheres entre os 100 maiores arrecadadores de direitos autorais no país, segundo relatório divulgado pela União Brasileira de Compositores (UBC). No ano passado, as mulheres receberam apenas 9% do montante distribuído em direitos autorais em território nacional. Apesar de baixos, os números de participação feminina cresceram em relação a 2018 nas categorias de autores, intérpretes, músicos executantes e produtoras fonográficas.

A pesquisa da UBC aponta, ainda, que, entre as quase 5 mil associadas, a maior concentração está no sudeste, com 64%, enquanto a região norte reúne apenas 2%. Entidade responsável distribuição de quase 60% dos direitos autorais de execução pública musical no país, a UBC revela através do relatório que, em 2019, a disparidade dos valores totais distribuídos também foi grande, sendo 9% para as mulheres e 91% para os homens.

Author: Larissa Lins

Compartilhe este post