Maquiagem sob as máscaras de proteção é uma boa ideia?

Maquiagem sob as máscaras de proteção é uma boa ideia?

O uso de maquiagem sob as máscaras de proteção não é recomendado. Foto: FreePik/Divulgação

O uso de maquiagem associado ao das máscaras de proteção individual contra o coronavírus pode não ser boa ideia. Isso porque produtos como base e pó compacto podem se depositar sobre o tecido e prejudicar a filtragem do ar, principal função do utensílio. Somente a área dos olhos está liberada para ser maquiada. “Muitas pessoas vem questionando se a maquiagem poderia aumentar a adesão do vírus à pele. Mas não existe comprovação científica. O que acontece é que os produtos de maquiagem podem se depositar na máscara de proteção e atrapalhar a filtragem do ar. Por isso, não recomendamos o uso de maquiagem associado ao uso das máscaras”, explica a dermatologista pernambucana Deborah Castro.

“Mas o uso de cremes para a área dos olhos, de rímel e de outros produtos de maquiagem para os olhos não tem contraindicação. Essa maquiagem nos olhos têm importância, inclusive, para a autoestima da mulher”, complementa Deborah. Segundo ela, é importante que, nesse período de combate à disseminação da Covid-19, sejam utilizados somente cremes e produtos de maquiagem aos quais cada pessoa está habituada. Isso porque o uso de novas marcas ou produtos pode provocar irritação, coceiras ou alergias, fazendo com que as pessoas levem as mãos ao rosto e corram maior risco de contaminação pelo vírus.

Mesmo durante o isolamento social, uma rotina básica de cuidados com o rosto é recomendada pela especialista: “Usar um agente de limpeza apropriado para o seu tipo de pele, lavar o rosto duas vezes ao dia, usar um tônico para equilibrar o pH da pele, hidratar a pele e usar protetor solar. Mesmo em ambientes fechados”, indica. Para profissionais de saúde que precisam usar equipamentos de proteção individual mais resistentes, como a máscara N95, a dermatologista recomenda fazer uso de curativos nos pontos do rosto em que o acessório faz maior pressão, evitando lesões e irritações na pele.

Author: Larissa Lins

Compartilhe este post