Maurício Rands lança hoje seu terceiro livro

Maurício Rands/Divulgação

Para superar a polarização: populismo e crise no Brasil atual é o título do terceiro livro publicado pelo advogado Maurício Rands. A obra será lançada pela Companhia Editora de Pernambuco hoje, às 19h, em seu canal  no YouTube (bit.ly/canalcepe). O título reúne 150 textos em que o autor analisa a atual conjuntura política do País. Esta reflexão estará no debate entre o escritor e o prefaciador da obra, o ex-ministro da Educação e professor emérito da Universidade de Brasília Cristovam Buarque, uma conversa mediada pelo presidente da Cepe, jornalista Ricardo Leitão.

“O livro que lanço pela Companhia Editora de Pernambuco é um chamado para ultrapassar o ambiente de intransigência e ódio que ainda vivemos. O isolamento na pandemia deveria ajudar a percepção de que não nos bastamos”, diz o autor.

A coletânea de artigos e ensaios tem o populismo como tema central. Parte desses textos foi publicada na coluna que Rands mantém no Diario de Pernambuco, todas as segundas-feiras, desde 2016. A obra, de 291 páginas, é organizada em quatro capítulos. No primeiro, Rands analisa criticamente as atitudes políticas e institucionais de alguns dos principais autores da cena nacional contemporânea. Já na segunda parte, enfoca as instituições em crise, as reformas da política, do Judiciário, da segurança e dos órgãos incumbidos de velar pela proteção ao trabalho. No terceiro e último capítulos, traz a cena internacional e os direitos humanos para o centro do debate. E, por fim, contribui com reflexões para a reconstrução política.

Embora tenha reconhecido méritos do Governo Lula e chegado a representar o Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, o ensaísta é ácido nas análises sobre a atuação do PT e critica fortemente o Governo Bolsonaro. Ao dizer que o País chegou ao fundo do poço, Rands conclama o leitor a escolher melhor seus representantes.

“Nós brasileiros somos sempre dispostos a transferir para os outros as culpas que deveras são nossas. Talvez já seja o momento de encarar a nossa grande culpa individual e coletiva por sermos um país que ainda não deu certo”, reflete.

No prefácio, Cristovam Buarque diz que o livro de Maurício Rands traz exemplos, análises e propostas de como superar estes momentos na volta para períodos progressistas. “Ele nos faz refletir também sobre a necessidade de casar responsabilidade com ideologia, porque a irresponsabilidade é a mãe do populismo, mas ele é filho da ideologia”, afirma o ex-ministro.“Não precisamos de mais populismo, manipulação, autoritarismo, atraso e deformação institucional. Precisamos superar a polarização que está inviabilizando o diálogo, que é pressuposto para conceber e implementar as saídas para um país que até hoje não deu certo. O Brasil precisa ir muito além do pobre embate entre o Lulopetismo e o Bolsonarismo. Um se alimenta do outro. Nosso espectro de forças político-sociais é muito mais diversificado e complexo. Muitos sentem a necessidade de iniciar diálogos que possam retirar o país dessa armadilha”, ressalta o autor.

Author: João Alberto

Compartilhe este post