“Essa acusação é absurda”, diz Sonza sobre processo por ato racista

“Essa acusação é absurda”, diz Sonza sobre processo por ato racista

A cantora está sendo processada por um suposto ato racista que teria cometido em setembro de 2018. Segunda as acusações, durante um festival gastronômico na Pousada Zé Maria, em Fernando de Noronha, Luísa Sonza teria agredido a advogada negra Isabel Macedo com um tapa e ordenado que lhe servisse água. A vítima, no entanto, não era funcionária do estabelecimento. Em seu perfil no Twitter, a artista negou o ocorrido. “Gente, tudo isso é mentira, não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole”, escreveu.

>> Entenda o caso

Isabel Macedo havia entrado com um processo há mais tempo, porém o mesmo foi arquivado por ela não ter pago as custas. A advogada, entretanto, entrou com um novo processo que hoje está no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na 19ª Vara Cível. Ela pede R$ 10 mil de indenização, retratação pública, “bem como a fixação de cartazes informativos sobre a proibição de práticas racistas no interior do restaurante Réu, a título de medida educativa”.

Parte do processo foi divulgado pelo canal Em Off. “Ocorre que, durante o festival, houve uma apresentação musical da Primeira Ré (Luísa Sonza), estando a a autora (Isabel) em uma mesa próxima ao palco onde a artista se apresentava. Todavia, ao passar pela cantora, enquanto se dirigia ao banheiro, a Autora foi agredida com um tapa no braço pela Primeira Ré e ordenada em tom ríspido a providenciar um copo d’água”, diz trecho. “Sem entender o que estava acontecendo, a Autora ainda pediu que a Primeira Ré repetisse, pois não havia compreendido a abordagem. Foi quando a artista, novamente, no mesmo tom ríspido, ordenou que a Autora buscasse um copo de água, pois ela estava com sede. Estarrecida, a Autora ainda se deu o trabalho de lhe explicar que era uma cliente do estabelecimento e não funcionária do local, como se não fosse crível que uma mulher negra pudesse estar naquele restaurante na qualidade de cliente”, diz outro parte.

No processo, Isabel Macedo afirma ainda que todos os funcionários da Pousada estavam uniformizados. Já a assessora jurídica de Luísa disse que a cantora não foi notificada pelo processo e que se trata de uma acusação “oportunista” por causa do crescimento da carreira da artista. “A assessoria jurídica da artista Luísa Sonza, através do seu advogado José Estavam Macedo Lima, vem a público informar que tomou conhecimento do referido processo pela mídia. Que a cantora até a presente data não foi citada de nenhuma ação que venha a lhe imputar o fato que está sendo noticiado. Que as acusações são falsas, inverídicas e vêm em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista. Informa, ainda, que nunca ofendeu ou discriminou qualquer pessoa. Causa estranheza as acusações de racismo, pois até a presente data a artista não recebeu qualquer notificação das autoridades policiais sobre a suposta investigação. Todas as medidas administrativas e judiciais serão adotados para proteger a honra e a intimidade da artista”, diz a nota.

No Twitter, Luísa também negou as acusações e disse que sua equipe está tomando as providências jurídicas. “Gente, tudo isso é mentira, não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda. Minha equipe já está tomando todas as providências jurídicas quanto ao caso”, escreveu.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post