Pesquisadores descobrem nova espécie de camarão e homenageiam o cantor Chico Science

Por Mariane Magno

No litoral de pernambuco, pesquisadores encontraram uma nova espécie de camarão e o nomearam em homenagem ao artista Chico Science. As pesquisas aconteceram pelos arrecifes do Porto de Suape e da Praia de Carneiros, em Tamandaré.

Chico Science Foto: Divulgação

Em entrevista para a TV Globo, Gabriel Lucas Bochini, pesquisador, explicou o motivo pelo qual Litoral Sul de Pernambuco foi escolhido. “Um dos principais objetivos desses trabalho era fazer um levantamento das espécies de camarões de Pernambuco de duas áreas, uma impactada pela presença do porto, em Suape, e outra dentro de uma área de preservação ambiental, Praia de Carneiros”, explicou.

“As espécies de camarões eram separadas, identificadas e contadas. Foi aí que surgiu um camarão diferente dos nossos outros. Fizemos uma análise mais aprofundada e descobrimos que tratava-se de uma espécie nova”, completou. O novo camarão é bem diferente dos populares, mede pouco menos de 1cm e tem o corpo colorido.

>>Homenagem

O professor Alexandre Almeida, coordenador do Laboratório de Biologia de Crustáceos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comemorou a pesquisa reconhecida e principalmente o batismo com o nome de um dos principais artistas de Pernambuco.

“O nome dele acabou ficando Chicosciencea, que é o nome do gênero, pernambucensis, que é o nome da espécie. Chicosciencea em homenagem ao grande Chico Science e pernambucensis em alusão à localidade onde o animal foi encontrado, no litoral de Pernambuco, que, por enquanto, é o único local onde ele é conhecido. A gente está contribuindo, assim, com a descrição dessa nova espécie com uma coisa altamente preciosa, que é o patrimônio da nossa biodiversidade, então, a gente só pode preservar o patrimônio que a gente conhece”, afirmou.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post