Dia da sobremesa: conheça a história do Bolo de Rolo, doce que orgulha os pernambucanos

Créditos: Carlos Vieira

Na semana em que é comemorado o Dia do Nordestino e o Dia Sobremesa, o Blog João Alberto resolveu abrir espaço para falar desse bolo que é destaque no Brasil todo. Patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, o Bolo de Rolo é derivado de um doce português conhecido como Colchão de Noiva – recheado com amêndoas. Devido à falta de ingredientes do doce original no Nordeste, o recheio de amêndoas foi substituído pela goiabada e a massa passou a ser enrolada em camadas cada vez mais finas, se assemelhando a um rolo e dando origem ao nome usado atualmente.

Colchão de noiva, receita portuguesa que serviu de inspiração para o Bolo de Rolo

Dentro tantas histórias de pernambucanos que se envolveram com receita tradicional, a do chef Mauro de Castro, de 32 anos, que há 13 anos se dedica a confecção da sobremesa, chama a atenção. O recifense não esconde a satisfação de trabalhar com o produto. “O bolo de rolo é hoje minha vida, respiro bolo de rolo 24 horas, tanto é que tatuei e eternizei em mim”, descreve o chef que reinventou o bolo.  

A Fino Nordeste, marca de Mauro, chega a produzir 500kg de bolo de rolo por dia. Para se reinventar e conquistar lugar no mercado, o chef aposta em uma linha glúten free e broa de bolo de rolo. Além disso, fora o sabor tradicional de goiaba, também é possível encontrar recheios como doce de leite, chocolate, churros, ameixa, chocomenta, maracujá, limão e paçoca.

>> História

Foi trabalhando em uma delicatéssen, aos 19 anos, que Mauro aprendeu a fazer bolo de rolo. Em 2015 ele abriu a sua própria fábrica, dividindo a administração do local com sua esposa, Irsley Rodrigues. O chef, que é pai de duas filhas, também compartilha sua sabedoria por meio de cursos, ensinando os interessados em fabricar o doce. Para comemorar os cinco anos de atuação da Fino Nordeste e celebrar o Dia da Sobremesa e Dia do Nordestino, Mauro de Castro compartilhou uma de suas receitas especiais.

>> Receita
Ingredientes: margarina, ovos, farinha de trigo, açúcar e doce de goiaba

Modo de preparo: Primeiro adicione o açúcar e a margarina em seguida adicione os ovos depois o trigo. Espalhe a massa em formas e leve ao forno a uma temperatura de 250°, por um minuto e meio. Desenforme em uma bancada polvilhada de açúcar, adicione o recheio de goiaba, espelhe e enrole o bolo. Depois é só servir. 

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post