Confira: cinco dicas para manter uma alimentação saudável

Nesta sexta-feira (16) foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, pensando nisso, o nutrólogo Humberto Arruda lista cinco dicas especiais para quem deseja manter uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. O profissional ressalta ainda a importância de comer bem em todas as idades. “As ações preventivas na saúde influem diretamente na redução dos fatores de risco, que podem provocar doenças ou deficiências”, explica o médico.

A mudança do hábito alimentar é uma das tarefas mais difíceis na rotina dos pacientes. De acordo com o médico Humberto Arruda, 99% das pessoas que buscam seu consultório para melhorar a alimentação apresentam casos de ansiedade e depressão. A longevidade está completamente relacionada ao que você come. Os novos padrões de alimentação, as mudanças na forma de se relacionar com a comida e com o consumo impactam também na expectativa de vida do brasileiro, principalmente neste período de pandemia.

Humberto Arruda

Segundo Humberto Arruda, uma refeição saudável é composta por um prato com base em alimentos in natura, aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixar a natureza, e que estejam minimamente processados. “É fundamental que esses alimentos façam parte do dia a dia para ter uma alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa. É importante que criemos o hábito saudável desde cedo, evitando alimentos ultraprocessados para evitar a obesidade e outras doenças crônicas”, explica o médico.

>> 5 dicas para se alimentar melhor

#1 Consuma alimentos in natura

#2 Evite o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras

#3 Evite alimentos ultraprocessados

 #4 Consuma alimentos funcionais

#5 Inclua fibras na alimentação

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post