Moradora do Recife é uma das vencedoras do Prêmio Espírito Público

Por Mariane Magno

Engenheira agrônoma Maria Sonia Lopes da Silva venceu na categoria Meio Ambiente – Foto: Divulgação

O Prêmio Espírito Público busca valorizar profissionais que contribuem para o país com um trabalho inovador e de grande relevância social. Uma das vencedoras se chama Maria Sonia Lopes da Silva, de 64 anos. Apesar de ser alagoana, a engenheira agrônoma mora na capital pernambucana há quase 20 anos. Desde que ingressou na universidade, ela já sabia o que queria e mudar a realidade dos agricultores familiares do semiárido sempre esteve em suas metas.

Há 30 anos envolvida na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maria Sonia ganhou o prêmio na categoria Meio Ambiente. Sua atuação contribuiu para auxiliar programas de políticas públicas ao se aprofundar no estudo dos solos com a barragem subterrânea.

“Sempre estive sensível à luta e à causa dos agricultores familiares do semiárido. Quando estudante eu via matérias na mídia sobre o sofrimento daquelas famílias, passando fome, muitas vezes crianças morrendo. Passei, então, a sonhar em passar no concurso da Embrapa porque eu sabia que assim eu conseguiria fazer um pouco com que aquelas vidas tivessem uma qualidade melhor. Me especializei em solo porque sabia que é a base de tudo. Para complementar comecei a estudar as tecnologias sociais de captação e armazenamento de água de chuva”, disse ela.

“Esse prêmio vai abrir portas. Estamos mostrando o trabalho que fazemos e o resultado que ele está dando, transformando vidas de pessoas. Precisamos de recursos para continuar com as pesquisas para ajudar essas famílias”, disparou.

A cerimônia de premiação acontecerá nesta terça-feira (15), em formato híbrido, com transmissão on-line e gravação ao vivo em estúdio em São Paulo. O evento poderá ser assistido na página do Prêmio Espírito Público no Youtube, a partir das 18h.

Author: Marcela Nunes

Compartilhe este post