Dia de São Jorge e Ogum é celebrado nesta sexta-feira

Ogum e São Jorge – (Imagens: Reprodução/Internet)

Neste dia, 23 de abril, é celebrado o dia de São Jorge e Ogum. Com a chegada dos escravos no Brasil, eles trouxeram a carga cultural das religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. Com a catequização promovida pela igreja católica, os escravizados foram vetados de dar continuidade aos seus rituais e crenças, sendo obrigados a adotar o catolicismo.

Eles passaram a invocar e saudar seus orixás através das imagens dos santos católicos. Eram feitas associações entre os deuses em que acreditavam e os santos: Iansã (Santa Bárbara), Oxóssi, (São Sebastião), Oxalá (Jesus Cristo), Ogum (São Jorge), entre outros. A partir disso, cada orixá passou a representar um ou mais santos.

>>SÃO JORGE E OGUM

Os dois são considerados como justiceiros e grandes guerreiros. São Jorge foi intitulado como o protetor dos ferreiros, dos militares e dos soldados. É tido como o homem do exército de Deus que foi capaz de enfrentar um dragão em cima de seu cavalo e poderia ainda enfrentar as bestas para defender com garra o Reino dos Céus. Enquanto isso, Ogum é o orixá que sempre está na frente das batalhas. Conhecido por ser desbravador e destemido, ogum foi responsável por ensinar os homens como trabalhar com fogo e ferro. Ele é representado por uma espada – a mesma que utiliza para atender aqueles que o invocam. O santo e o orixá são geralmente invocados por aqueles que necessitam de caminhos abertos. As pessoas os invocam para pedir que afastem inimigos, ajudem a resolver alguns problemas de injustiça que acometem alguns dos fiéis. (Via Terra)

>>TEMPOS MODERNOS

Vale lembrar que nem todos que possuem as crenças – seja na umbanda, candomblé ou catolicismo – aceitam e acreditam que os dois (São Jorge e Ogum) são os mesmos.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post