Passando por crise demográfica, Finlândia busca desesperadamente trabalhadores imigrantes

Foto: Reprodução/Internet

Embora seja considerada a nação ‘mais feliz do mundo’ com um padrão e qualidade de vida de referência, a Finlândia vem enfrentando uma grave crise populacional; o país tem tem quatro cidadãos com mais de 65 anos para cada 10 pessoas em idade produtiva e não está conseguindo, com as poucas pessoas em idade produtiva, cobrir os custos da população idosa.

Para se ter ideia, a Finlândia só perde para o Japão na extensão do envelhecimento da população, de acordo com a ONU. Até 2030, as Nações Unidas estimam que a “taxa de dependência dos idosos” subirá para 47,5 no país europeu.

Por conta disso, o governo informou que o país de 5,5 milhões de habitantes precisa praticamente dobrar os níveis de imigração, para 20 mil ou até 30 mil trabalhadores por ano, para manter os serviços públicos e cobrir o déficit previdenciário.

A Finlândia, no entanto, enfrenta um embate para os imigrantes. Ao mesmo tempo que é uma nação ‘livre’, com pontuação alta em rankings internacionais de qualidade de vida, liberdade e igualdade de gênero, com pouca corrupção, crime e poluição, também esbarra no preconceito com imigrantes e resistência para empregá-los.

Author: Lara Calábria

Compartilhe este post