Concurso Comida di Buteco realiza edição com opção de delivery e arrecada doações

Joelho do Andrews Bar Comedoria, que integra o concurso. (Foto: Costa Neto/Divulgação)

O concurso gastronômico Comida di Buteco vai realizar sua 21ª edição entre os dias 30 de julho e 22 de agosto. Na Região Metropolitana do Recife participam 21 estabelecimentos. Pela primeira vez, o evento ocorrerá de forma híbrida por conta da pandemia: terá opção de delivery por aplicativos, pela segurança sanitária, e reserva de mesas – que podem realizadas pelo site www.comidadibuteco.com.br.

A ideia principal é estimular que as pessoas peçam os petiscos concorrentes em casa, gerando receita para os bares. No entanto, o tradicional voto popular, que define os vencedores, continuará sendo presencial.

Em um contexto desafiante para os bares, a missão do concurso – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” – foi reforçada e, por isso, o Comida di Buteco também criou o movimento nacional “Salve os Butecos”, cuja meta é arrecadar R$ 3 milhões em dinheiro, insumos e equipamentos para serem repartidos igualmente com os butecos participantes.

O concurso é um projeto de inclusão socioeconômica de pequenos negócios familiares através do reconhecimento do público e dos jurados, que votam e elegem o melhor buteco. Eles são avaliados em quatro quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Neste ano, o tema da competição é “Raízes”. Os concorrentes elaboraram pratos com alguma raiz ou tubérculo na receita ­­- e, se possível, farão uma apresentação relacionada às “raízes” do bar; isto é, à história do estabelecimento.

A organização do evento firmou parceria com a empresa de reservas online Tagme, que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. O recurso está acessível pelo site já mencionado.

>> COMO FUNCIONA O CONCURSO

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem 70% do peso da nota e os demais itens, 10% cada. Os votos do público e os dos jurados têm peso igual: 50%.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados visitará os campeões de cada cidade avaliando suas performances nos mesmos quesitos. Elege-se o “Melhor Buteco do Brasil”, que será conhecido e premiado em outubro. 

>> MAIS SOBRE O ‘SALVE OS BUTECOS’

O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foi um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Para se ter ideia, 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. No site www.comidadibuteco.com.br há um butecômetro, que acompanha o volume de doações. Qualquer pessoa pode ajudar com qualquer quantia. A conta para doações é a seguinte:

  • Banco Santander 033
  • Agência: 1595
  • Conta número: 130023050
  • Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA
  • CNPJ: 06.204.569/0001-55

Por Emannuel Bento/Diario de Pernambuco

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post