Dia Mundial do Chocolate: profissionais falam sobre o consumo saudável

Foto: Reprodução/Internet

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta quarta-feira (7). Além do gosto que conquista pessoas de todas as idades, o doce é rico em flavonoides, tem o poder de aliviar a ansiedade, prevenir a depressão, promover bom humor e bem-estar, além de ajudar na concentração e no raciocínio. Mas atenção: é preciso moderação na hora do consumo.

Presente no chocolate, o cacau possui algumas substâncias como a teobromina, capaz de realizar vasodilatação, melhorando a circulação sanguínea. Além disso, ele também é considerado antioxidante e anti-inflamatório. Sandra Marinho, professora e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio, falou da importância e cuidados sobre a porcentagem adequada. “O brasileiro, culturalmente, prefere a doçura do chocolate ao leite, que tem menos teor de cacau, mais açúcar e menor valor nutricional. O ideal é consumir aqueles com concentração igual ou superior a 65% de cacau”, explica.

Camila Ávila, professora de nutrição da mesma instituição, deu algumas dicas sobre o consumo saudável. Confira:

  • Evite aqueles que possuam em sua fórmula adoçantes como sacarina, ciclamato e aspartame;
  • Compre o que tiver menor quantidade de açúcar. Mesmo que tenha 70% de teor de cacau, é preciso evitar aqueles que têm o açúcar em primeiro lugar na lista de ingredientes;
  • Evite também aqueles que possuam gordura vegetal hidrogenada (a chamada gordura “trans”) ou que contenham gordura anidra de leite: “É importante ficarmos de olho na lista de ingredientes. O primeiro item deve ser cacau, massa de cacau ou manteiga de cacau e o açúcar deve estar mais para o fim da lista” afirma Camila;
  • Evite os chocolates brancos. Apesar de não conter cafeína, o doce não tem adição de cacau. A produção é feita basicamente com manteiga de cacau. O chocolate branco também contém grandes quantidades de açúcar.

“O consumo exagerado do doce pode ocasionar excesso de peso, aumento da glicemia e triglicerídeos, elevação de pressão arterial, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, entre outros problemas”, completa Camila Ávila, ressaltando que a introdução de açúcar na alimentação das crianças não deve jamais ser feita antes dos 2 anos de idade.

Para este público, o ideal é que o chocolate tenha, pelo menos, 50% de teor de cacau em sua composição e seja livre de açúcares. “O mais indicado é tentar introduzir na alimentação criança, desde cedo, hábitos mais saudáveis. Acostumá-la com o sabor mais amargo do chocolate com maior concentração de cacau é um ótimo caminho para evitar o consumo excessivo de açúcar no futuro”, afirma Sandra Marinho.

Author: Mariane Magno

Compartilhe este post